17 julho 2024 - 8:31
- Anúncio -

XVII Ritorno Alle Origini terá desfile, gincana e atrações culturais, em Urussanga

A festa que acontece de 26 a 28 de maio contará com mais de 20 apresentações artísticas.

Uma festa que promove o resgate e a preservação da memória e cultura italiana em Urussanga. Assim é o Ritorno Alle Origini, que neste ano chega a sua 17ª edição, e ganha um tom ainda mais especial com a celebração dos 145 anos da colonização italiana e fundação do município. A festa acontece de 26 a 28 de maio, no Parque Ado Cassetari Vieira. Mais de 20 atrações são esperadas durante o evento que tem entrada gratuita e contará ainda com gastronomia, gincana e desfile cultural.

Segundo o presidente da Comissão Central Organizadora, Everaldo Savi Mondo, o Dado, o objetivo é resgatar memórias e valorizar a história da italianidade no munícipio. “Todos os urussanguenses e a região devem muito aos antepassados. Hoje olhamos diariamente para os frutos que eles semearam lá atrás, seja em algumas profissões que passaram de pai para filho, na gastronomia, na cultura, enfim… Queremos que esse Ritorno seja um resgate, que as pessoas que passem pelo Parque durante os três dias de evento sintam-se em casa, sentindo o cheiro da comida e lembrando da nona, resgatando memórias. Esse é o carinho e o respeito que temos pela história, e para Urussanga, não faltam histórias para contar”, destaca.

Programação

O 17º Ritorno Alle Origini inicia na sexta-feira (26), feriado municipal pelo aniversário de 145 anos de fundação de Urussanga. Logo pela manhã, haverá o ressoar dos sinos e uma homenagem no monumento do imigrante, no chafariz, com deposição de flores em homenagem a colonização. O ato contará com a presença de autoridades políticas e culturais do município e da população. Logo após, uma marcha em direção ao parque, onde a comunidade será recepcionada com a Santa Missa. Ainda pela manhã, o bolo festivo e os parabéns para o município. Ao meio dia, o tombo da polenta e as solenidades oficiais abrem oficialmente o evento.

A programação completa ainda não foi divulgada, mas o presidente da CCO destaca que a população pode esperar diversas atrações para todas as faixas etárias. “É uma festa para toda a família. Teremos muitos grupos aqui da região, e também de Porto Alegre e Florianópolis”, destaca Dado. Para o sábado, a atração principal, deve ficar por conta do grupo Expresso Rural e Camerata Florianópolis. No domingo, para encerrar o evento, o trio A Bella Italia, é quem sobe ao palco do Parque Municipal.

Desfile e Gincana Cultural

XVII Ritorno Alle Origini terá desfile, gincana e atrações culturais, em UrussangaNada melhor para o resgate cultural, que começar a trabalhá-lo na infância e adolescência. Para isso, uma parceria entre CCO e Secretaria de Educação, convida os estudantes urussanguenses para esse mergulho na história. “Trouxemos a educação para junto da festa, o que é muito importante porque trará as famílias para essa programação também”, afirma o presidente. O ensino fundamental será responsável pelo Desfile Cultural, enquanto o ensino médio, participará de uma Gincana Rural. “As escolas ficaram bem entusiasmadas com essa ideia. Na gincana teremos premiação para a equipe vencedora, para a escola, e para a torcida mais animada. Queremos unir e mostrar todas as atividades que o município desenvolveu no seu passado. No desfile, o principal será a participação das famílias, com seu sobrenome, a história de cada uma, com cartazes e muita alegria”, completa Dado.

Muitos detalhes ainda estão sendo ajustados, mas a Comissão Organizadora promete uma festa linda e inesquecível. “Queremos com essa festa, e toda programação que está sendo preparada, mostrar a bravura com a qual nosso povo trabalhou e nos ensinou. Se temos hoje uma vida estável, se temos uma história para contar para os nossos filhos e netos é porque eles deram início lá atrás, e agora temos a obrigação de dar sequência e preservá-la”, finaliza o presidente.

Colaboração: Ana Paula Nesi – Prefeitura Municipal de Urussanga

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<