28 março 2024 - 6:17

Wingsuit na Pedra Furada em Orleans

Assim que conseguimos tudo, o projeto aconteceu e foi espetacular! afirma Gabriel Lott

No ultimo domingo, 30 de maio, o atleta de wingsuit Gabriel Lott fez o grande feito de cruzar a Pedra Furada em Orleans pela primeira vez. Lott de 43 anos é natural do Rio de Janeiro e ja saltou em diversos locais no mundo como China e Suíça.

Em entrevista para a colunista do Portal Imprensa News Sul Ezani, que também é guia de turismo e faz trilhas até a Pedra Furada Lott relata:

“Eu já conhecia a pedra Furada por fotos há mais de 5 anos e sempre sonhei em voar por lá. Mas não tinha nenhum contato com pessoas da região para viabilizar o projeto. No ano passado no entanto recebi um convite do Lucas Zorzi (que faleceu recentemente em um acidente durante uma escalada), me chamando para abrir uns novos saltos de Wingsuit na encosta do Espraiado. Nesta oportunidade abrimos 5 novos locais de salto e fomos visitar a Pedra Furada. Chegando lá vi que realmente era possível passar voando por ela. Depois disso foram muitos meses para conseguir realizar esse salto devido a vários fatores como a pandemia, autorização do espaço aéreo, da aeronáutica, do ICMBio e do dono do terreno onde pousaríamos. Assim que conseguimos tudo, o projeto aconteceu e foi espetacular! Muito treino, muito cálculo e a execução foi perfeita. Devo muito a todos os envolvidos, sozinho não seria possível.”
Na ocasião Flavio Jordão que também é atleta de wingsuit esteve presente e colaborou no feito. “Ele saltou também. Ele estava me filmando. Ele não passou no buraco mas me acompanhou na aventura.”

Sobre o esporte Lott explica:
“Wingsuit é uma roupa de asas que infla quando começamos a cair e cria uma rigidez formando, como se fosse uma asa de avião. Com ela conseguimos deslocar para frente reduzindo bastante a queda vertical. Com essa roupa atingimos velocidades superiores a 200km/h. Alí na pedra eu estava próximo a 200km/h.
Para pousar, nós abrimos um paraquedas que fica acoplado na roupa em nossas costas.”

Gabriel como você iniciou no wingsuit?
“Comecei no esporte de paraquedismo em 1997 e meu primeiro salto de Wingsuit somente em 2009”

O que achou das belezas naturais e do potencial turistico da nossa região?
Inacreditáveis! Muitos não acreditam que as imagens foram feitas no Brasil! Fora essa paisagem maravilhosa as pessoas são incríveis!

Obrigada Gabriel Lott e todos os envolvidos por ajudar a divulgar o turismo na nossa região.

As imagens exclusivas do salto que irão ao ar no Globo Esporte do próximo domingo.

Os vídeos foram divulgados por populares em redes sociais

Por: Ezani Alberton Ascari
Siga: @ezani_guiaturismo
@trilhando_com_ezani

 

 

- Anúncio -
-Anúncio-