9 dezembro 2023 - 2:13

 Vereador propõe instalação de energia solar nos prédios públicos em Treviso

Medida que diminuiria o alto custo de energia elétrica para a Administração Municipal

Na Sessão Legislativa desta terça-feira (14), em Treviso, os vereadores propuseram 04 (quatro) indicações e 01 (um) Projeto de Lei Ordinária do Executivo. O parlamentar Rodrigo Fenili, o Birilo (PSDB), propôs ao Executivo que fosse implantada energia solar em todos os espaços públicos do município, desde escolas, ginásio, unidades de saúde e os prédios administrativos.

“Vai gerar uma grande economia com essas placas solares, ao invés da prefeitura colocar o dinheiro para a distribuidora, em curto prazo ela pagará pelo seu consumo, e em longo prazo somente as taxas. Hoje a administração tem uma fatura de energia elevada para um município pequeno. Ao invés de repassar esse valor, que ele seja para pagar a instalação da nova energia”, explica Fenili.

O vereador aproveitou para destacar o projeto que trará para a Casa nas próximas semanas. “Vou ver ainda com o jurídico qual será a melhor forma, mas será um incentivo fiscal para as indústrias que vierem se instalar no município que já tenha a energia solar e pessoas físicas que colocarão essa energia, isso pode, é lei federal e nós podemos incentivar no desconto do IPTU, as empresas têm o ISS, e vou apresentar aqui ao longo desses 30 dias”, comentou.

Entrou em votação também as indicações que propõe a limpeza e manutenção da estrada que dá acesso, como também a barragem de captação de água na comunidade do Rio Ferreira, no município. A limpeza e roçada em torno da Unidade de Saúde Armando Possenti, no bairro Forquilha, bem como a manutenção da estrada que liga as comunidades de São Victor ao Rio Manin, as matérias foram de autoria dos vereadores Rodrigo Fenili (PSDB) e Fábio Savaris (PSDB).

O Projeto de Lei Ordinária que institui um Programa de Proteção Animal no município, enviado pelo Executivo foi encaminhado para parecer jurídico e posteriormente para as comissões e voltará para a votação nas próximas semanas. Na oportunidade o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a adquirir e doar óculos de grau a pessoas de baixa renda foi aprovado por unanimidade.

Horário Político

O vereador Nelson Levati (PP), utilizou a Tribuna para explicar o motivo da retirada do Caixa Eletrônico que se encontrava na rodoviária municipal, o parlamentar disse que tiveram uma reunião com os responsáveis, mas sem sucesso. “Infelizmente mais uma perda no nosso município, as medidas foram tomadas quando fomos cobrados para tentar não deixar o caixa sair daqui, e fomos atrás de respostas. Eles simplesmente entregaram um ofício para a vigilante na rodoviária, quando chegou nas mãos da Administração dizia que era a respeito do fechamento do caixa. Em reunião com o prefeito, o presidente Zander, e o gerente do banco responsável, pedimos alternativas do que poderíamos fazer para que ficasse aqui, e ele falou que absolutamente nada poderia ser feito, que ficando aqui estava dando prejuízo a eles”, esclareceu.

Ainda segundo o edil, a empresa explicou que no mínimo o terminal deveria ter 800 acessos, ou 4.500 saques mensais, e estava tendo em média apenas 2.000. Visto que, deslocar o carro-forte para Treviso também geraria um gasto elevado.

Já o vereador Luciano Miotelli (MDB) utilizou para convidar os parlamentares e a população para participarem do “Seminário Plantando Água”, com data marcada para a próxima quarta-feira (22), no auditório da Prefeitura Municipal de Treviso a partir das 8 horas, com foco na recuperação e manutenção das nascentes de água no município. O projeto é do Instituto Alouatta. O parlamentar também falou sobre a abrangência e cobertura da rede de telefonia móvel no município dentro das comunidades no interior.

Também utilizou a Tribuna o vereador Rodrigo Fenili, que reforçou a importância da energia solar aos cofres públicos.

Colaboração: Eduardo Maciel – Assessoria de Imprensa | Câmara de Vereadores de Treviso

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-