27 maio 2024 - 6:33
- Anúncio -

Unibave: Farmácia Universitária dispensou mais de 4,5mil itens em dois meses

Na última semana, dia 22 de maio a Farmácia Universitária do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), completou dois meses de funcionamento, depois da reabertura, realizada em março. Neste novo local, anexo a Unidade de Saúde São Donato, no Centro de Orleans, já foram dispensados 4.580 itens de medicamentos, que correspondem a aproximadamente a R$ 15mil, baseando-se no preço máximo, pago pelo Consumidor.

Foram 189 pessoas beneficiadas com o serviço, que serviu de local para estágio de 23 acadêmicos da terceira fase do curso de farmácia. Além dos medicamentos dispensados para a população, foram realizadas a triagem para descarte, gerando 70 quilos de medicamentos descartados de forma correta, evitando danos ambientais.

A coordenadora do curso de farmácia do Unibave, Tamirys Schulz Westphal, avalia que o novo local oferece mais espaço para estoque e conforto para que os alunos possam fazer o estágio. “Os resultados foram positivos. Com a ampliação do local, os alunos puderam ter uma experiência de estágio mais eficaz e confortável. Ainda com a parceria da empresa de software Trier, a farmácia ficou mais organizada e pudemos gerenciar melhor o estoque e as dispensações”, avaliou a coordenadora. Ela ainda ressalta que a população que faz uso do serviço, recebe seus medicamentos de forma gratuita. “Dando condições de um tratamento eficaz e com uma orientação farmacêutica adequada”, argumenta.

Como funciona?

Farmácia Universitária

A Farmácia Universitária está aberta a população de segunda a sexta-feira, das 13h30 até 17h. O local funciona com uma farmacêutica responsável e quatro acadêmicas do curso de farmácia do Unibave, que realizam as atividades operacionais. O serviço funciona por meio de doações.

As caixas coletoras, que fazem parte do Projeto Reciclando Medicamentos, são colocadas em locais estratégicos (postos de saúde, comércio, escolas, etc) pelas prefeituras de Cocal do Sul, Urussanga, Orleans, Braço do Norte e São Ludgero para recolher medicamentos fora de uso e vencidos.

Depois os medicamentos são encaminhados para Farmácia Universitária, que faz a triagem. Os medicamentos sem condições de uso são encaminhados para vigilância sanitária para descarte correto. Já os selecionados seguem para dispensação. “Qualquer pessoa da comunidade pode ter acesso aos medicamentos. Basta ter a prescrição médica”, afirma Tamirys.

Fonte: Unibave

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<