26 abril 2024 - 7:22
- Anúncio -

Solenidades marcam a inauguração de quatro obras nesta sexta-feira, em Orleans

As solenidades de inauguração de quatro obras foram realizadas nesta sexta-feira, 03 de setembro, em Orleans. Ambos os eventos foram realizados de forma seguras e respeitando as regras sanitárias de distanciamento e uso de máscara. Diversas autoridades locais prestigiaram os atos inaugurais. Vereadores, secretários, presidentes de entidades e membros da comunidade.

A primeira delas o asfalto ao Morro da Santinha, importante ponto de turismo e religioso do município.

O prefeito Jorge Luiz Koch comentou que a obra de asfaltamento ao Morro da Santinha teve início em 2019 e foi encerrado no ano de 2020, foi uma obra difícil, pois foi necessário fazer uma negociação com as famílias para podermos concluir a obra.

O Vice-prefeito Mário Coan ao manifestar-se no momento da inauguração do asfalto no Morro da Santinha. “Esta obra é um sonho, pois aqui é um lugar muito belo, um local turístico e de muita representatividade religiosa aos católicos de nossa Cidade e região. E uma felicidade para mim e o Jorge por termos tido a possibilidade de executar essa obra, que será um dos pontos turísticos importantes no nosso município” ressaltou Coan.

O padre Joel M. Bittencourt “Quando nós viemos aqui sempre há pessoas vindo fazer suas orações, fazer uma foto, e com certeza com a pavimentação ficará ainda mais fácil o acesso a este local, que não é apenas um local religioso, mas um local que se tem também uma bela visão da cidade, parabéns a Administração por esta realização. ”Ressaltou o sacerdote.

Na sequência aconteceu a inauguração da estátua de Wenceslau Spancersk, como forma de expressar o reconhecimento do município à ilustre personalidade, que entregou sua vida em defesa da pátria.

O terceiro momento foi a inauguração da revitalização da Praça Eugênio Tromboski, localizado no bairro Lomba. As obras fruto do investimento da prefeitura e Ministério do Turismo, revitalizou o local, tornando-a mais agradável e seguro para as crianças que agora contam com parque infantil, quadra e pista de Skate, Playgroud e belos serviços de jardinagem. No local alguns vereadores manifestaram-se e ressaltaram a importância da revitalização que foi muito elaborada. A importância de a comunidade zelar pela manutenção do local que é fundamental para que as crianças possam brincar de forma segura e saudável.

O prefeito Jorge Luiz Koch frisou que “os recursos utilizados na Praça foram oriundos do então deputado Ronaldo Benedet, ainda em 2018, juntamente com investimento do Município que possibilitou realizar está bela obra. Onde é possível trazer as crianças para brincar em um local seguro, em um espaço público”. O prefeito ainda lembrou o trabalho dos zeladores que cuidam do embelezamento do local.

O 2º Tenente Henrique Carrer Arent “em termo de segurança pública a revitalização da praça foi fundamental, porque diminui o trabalho da PM, pois é possível ver quem está na praça. Com isso percebemos que o público mudou”, ressaltou.

Diversas lideranças locais representando a Acio, CDL, Unibave, Contur, entre outros, prestigiaram o momento que marcou a última solenidade de inauguração que concretizou um sonho e possibilitou ao município oferecer o Centro de Apoio ao Turista – CAT.

Entre as diversas lideranças pressentes, o Diretor de Turismo Leomar Brugnara, a Diretora de Cultura Andreia Debiasi e o representante da Família Bussolo, Luiz Abraão Bussolo, membro da família que construiu a capelinha em honra a Santa Luzia.

O Prefeito Jorge Koch salientou na oportunidade sua satisfação quando observa as pessoas jovens engajadas e trabalhando na cidade. Tenho percebido jovialidade que está ocorrendo dentro dos nossos setores públicos. Isso é muito bom.

O Vice-prefeito Mário Coan começou sua fala enaltecendo a presença dos funcionários públicos, pois são eles que efetivamente ajudam desde o processo de orçamento, planejamento, licitação, até a conclusão da obra. “Esse espaço, cujo recurso estava praticamente perdido por não utilização. Nós então forçamos que a Administração Pública que remanejasse os recursos e prorrogasse a vigência do contrato do recurso e acabou que ao ganharmos a eleições, eu e o Jorge executamos a obra’. Obra pública custa cara para a comunidade e ela precisa ser bem-feita, bem executada”, frisou.

Drieli Debiasi, Presidente do Contur, ressaltou na oportunidade seu entusiasmo com o CAT, é uma conquista, algo que cobrávamos muito essa participação e esse espaço que será um apoio ao turista, onde será possível mostrar tudo o que nossa região tem a oferecer”.

Conforme o Diretor de Turismo Leomar Brugnara “O Centro de Apoio ao Turista – CAT de Orleans, o local é referência para que os munícipes e visitantes possam obter informações culturais e turísticas. A obra iniciada em 2014, com recursos do Ministério de Turismo, totalizando R$ 290,000,00”. Após sete anos conseguimos concretizar este projeto, contamos com muitos companheiros que batalharam juntos por este sonho, que na verdade é um legado para Orleans, porque é uma sequência de trabalho.

Ele relatou aos presentes toda a trajetória até a finalização da obra, pontuou a importância dela para alavancar o turismo e comentou que muitos outros projetos na área deverão ser realizados.

Luiz Abrão Bussolo, “ comentou a sua satisfação com as obras e a revitalização da igrejinha em Honra Santa Luzia e também com a conclusão do CAT. Ele ressaltou que a capelinha foi construída por seu avô para pagar uma promessa como é possível ver na placa anexada no local”. Ele ressaltou a importância do Poder Público para a manutenção do local. “Acredito que tudo está mudando para melhor”, frisou.

Após o descerramento da placa inaugural, os presentes foram convidados a participar de um coquetel. Vale ressaltar que todos os protocolos de segurança foram realizados em ambos os atos.

 

 

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-