17 setembro 2021 - 12:41

Professor do Unibave participa de programa de Rádio Italiano

O museólogo e professor Idemar Ghizzo concedeu nesta sexta-feira (28/05) uma entrevista a Rádio Mundial News Itália, do Rio de Janeiro. O tema da entrevista foi a Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina.

Ele tratou dos recortes históricos de imigração em terras brasileiras, com a Lei de Terras, de 1850, as chamadas “as Terras Devolutas”. Essa Lei, conforme explicou Idemar, foram incentivadas a importação de imigrantes europeus, entre eles os Italianos. “Destacamos alguns dos motivos da saída dessas pessoas de seus países de origem para ocuparem terras longínquas nessa região”, disse o professor.

A entrevista foi on-line, com dados apresentados baseados em pesquisas no Patrimônio Cultural Brasileiro, que o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel preserva e comunica a todos que o visitam. “Com todas as dificuldades encontradas, a etnia italiana ainda se mantém com fortes laços culturais com sua terra natal, de onde partiram a mais de 144 anos”, explicou o professor chamando atenção para costumes na culinária, nos cantos e nas festas. Ele ainda apontou que esses traços aparecem em várias regiões que possuem a presença desses imigrantes.

Fonte: Unibave

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-