22 outubro 2021 - 3:18

Primavera dos Museus é marcada por capacitação para os professores de Orleans no Malpi

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) realizou a capacitação de professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Orleans, na última terça-feira, dia 21 de setembro, no Centro de Vivências.
O treinamento marcou a programação da Primavera dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Além disso, é a contrapartida do Malpi, em virtude do Termo de Fomento firmado entre a prefeitura de Orleans, por meio do Departamento de Cultura, no valor de R$ 50 mil, para custear as despesas de conservação de unidades do Museu, tais como as reposições de madeiramento das calhas de distribuição de água e restauração de duas rodas d’água.
Os participantes assistiram a uma palestra sobre a imigração e colonização de Orleans, a criação e construção do Museu, além de uma visita guiada pelas unidades do espaço. Esse é a terceira turma, pois outras já realizaram o treinamento nos dias 30 de julho e 6 de setembro.
A Diretora do Malpi, Valdirene Böger Dorigon, ressaltou a importância da parceria com a Secretaria de Educação do Município e o Departamento de Cultura, para a realização das atividades. “O termo de fomento, não só proporcionou a manutenção de algumas estruturas do Museu, mas também, é muito relevante para o pleno funcionamento das rodas d’água e suas máquinas e equipamentos”, enfatizou Valdirene.
Ela ainda aponta para a oportunidade de apresentar os espaços e atividades que são desenvolvidos. O que será uma ferramenta comunicativa e educativa, disponível às escolas. “O Museu não é só um lugar de passeio, é um lugar de aprendizagem”, declarou a diretora.
O prefeito, Jorge Koch, a Secretária de Educação, Maira Regina Luiz e a Diretora de Cultura, Andréa Andrade Alves Debiasi pontuaram “o compromisso do poder público em fortalecer e valorizar o patrimônio cultural de Orleans, por meio do repasse de recurso para a manutenção do espaço. Ainda, usufruir deste equipamento rico que possui um acervo relevante da história do município para que os professores possam compartilhar do conhecimento junto aos alunos”, destacaram os gestores públicos.
Assessoria de Comunicação de Orleans
- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-