28 março 2024 - 8:36
- Anúncio -

Município de Orleans é 1º na região da Amrec nos indicadores do Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde

Ficando em 2° no melhor desempenho da região Sul catarinense no Programa Previne Brasil

Dos 46 municípios que compõe a Macro Região do Sul Catarinense, Orleans ficou em 2º colocado e dentre os 12 municípios que compõe a AMREC em 1° lugar na avaliação dos indicadores do Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde.
Arte: Ascom/PMO

O Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. É um novo modelo de financiamento da Atenção Primária a Saúde – APS, que mudou algumas formas de repasse de recursos para os municípios brasileiros, passando a ser distribuídos com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho em indicadores de saúde e incentivo para ações estratégicas.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o vínculo entre população e equipe de saúde, com base em mecanismos que induzem envolvimento dos gestores e dos profissionais. A avaliação dos indicadores de saúde é realizada a cada 4 meses e os resultados são disponilizados para os municípios por meio do sistema SISAB do MS. No primeiro quadrimestre de 2021 Orleans alcançou nota 6,82 no Indicador Sintético Final – ISF sendo o melhor resultado na AMREC e o segundo na região sul catarinense.
O Secretário de Saúde Murilo Debiasi Ferrareis enaltece o trabalho dos profissionais da saúde envolvidos na Atenção Primária a Saúde. Desde o início da pandemia o município de Orleans manteve as Unidades de Saúde da Família – UBS com atendimentos a população para todas as demandas de saúde, direcionando o atendimento das pessoas com sintomas da Covid-19 para o Centro de Triagem e mantendo todos as UBS em funcionamento com suas equipes. Um dos fatores que contribuí para o bom resultado dos indicadores é a estrutura e suporte proporcionado pela Administração Municipal, com a realização de exames, consultas especializadas, fornecimento de medicamentos e materiais necessários para os atendimentos das unidades de saúde.
“O resultado alcançado deve-se também ao empenho de cada profissional e do comprometimento e trabalho colaborativo. Continuaremos trabalhando para ampliar e melhorar a qualidade dos atendimentos para alcançar a nota máxima e, garantir o repasse de recursos federais do Programa Previne Brasil para melhorar os serviços prestados à população pela saúde do município”, destaca o secretário Municipal de Saúde.
Para o prefeito Jorge Koch, a Secretaria de Saúde composta pelos seus servidores merecem reconhecimento, pois conquistar o primeiro lugar na região da AMREC, foi possível pelo árduo trabalho de uma equipe empenhada com a população. E Orleans, mais uma vez, vem se destacando nos números e nos índices em saúde, bem como nos demais segmentos a exemplo na agricultura, no comércio, na indústria, na educação, turismo e esporte e na infraestrutura. “Enquanto gestor público deixo meu agradecimento e valorização a todos que se esforçaram para que os resultados fosse atingidos, fazendo do nosso município, destaque regional na área da saúde, num momento tão atípico como este”, emocionado finalizou o prefeito de Orleans.
Colaboração: Edivaldo Lubavem / Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Orleans (SC
spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-