29 novembro 2020 - 11:43

OCESC: 49 anos representando os interesses das cooperativas catarinenses

A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) comemora nesta sexta-feira (28), 49 anos de fundação. A unificação do sistema de representação do cooperativismo brasileiro ocorreu em 1971, pela Lei n° 5.764, que, em seu artigo 105, definiu as atribuições da unidade nacional (OCB) e das unidades estaduais, dentre elas servir de órgão técnico-consultivo do Governo.

Assim como a OCESC, também em outros 25 Estados e no Distrito Federal existem órgãos de representação idênticos. No caso da OCESC, as atribuições em âmbito estadual estão previstas no artigo 2º do seu Estatuto Social, e, a partir de 1999, também incorporou a função de representação sindical patronal das cooperativas com sede em Santa Catarina.

Em 31 de dezembro de 2019, estavam registradas na OCESC 254 cooperativas, com 2,7 milhões de cooperados, distribuídas nos sete ramos de atuação econômica: 47 do ramo Agropecuário; 19 de Consumo; 61 de Crédito; 38 de Infraestrutura; 31 de Saúde; 13 de Trabalho, Produção de Bens e Serviços e 45 de Transporte.

Para o presidente da OCESC, Luiz Vicente Suzin, “ao longo desses 49 anos, a entidade representou e defendeu os interesses das cooperativas catarinenses, contribuindo para o fortalecimento do sistema, transformando-o em uma relevante alternativa de inclusão de pessoas no processo produtivo e de geração de renda por meio do modelo societário cooperativo”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
a href="#">
-Anúncio-