1 março 2024 - 10:06

Músico ministra oficina de percussão em Capivari de Baixo no início de março

Projeto do músico e educador musical Luciano Candemil aborda diferentes ritmos afro-brasileiros presentes em Santa Catarina e é totalmente gratuito

A ampla variedade de ritmos de origem africana é parte fundamental da cultura musical brasileira e, claro, está presente em diversas manifestações por todo o país, inclusive em Santa Catarina. E estes ritmos são o tema da vivência artística Percussão Catarina: oficina de ritmos afro-brasileiros, ministrada pelo músico e educador musical Luciano Candemil em Capivari de Baixo, no dia 04 de março (sábado), na Comunidade Remanescente de Quilombo Ilhotinha As inscrições para a oficina são totalmente gratuitas e estão disponíveis 30 vagas.

A oficina terá duração de seis horas e será dividida em três módulos, todos realizados no mesmo dia. Durante as práticas, Candemil passará por ritmos diversos, como o alujá, barravento, cabila, congo, ijexá, samba reggae e diversos tipos de samba.  Sendo assim, o trabalho dialoga com as várias rítmicas da diáspora africana espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, que atualmente fazem parte do cenário cultural catarinense. Para a realização das atividades, o ministrante contará ainda com a assistência de outros dois músicos percussionistas, Cleyton Medeiros e William Camargo.

Não é necessário ter conhecimento prévio dos ritmos e nem dos instrumentos de percussão e qualquer pessoa com idade a partir dos 12 anos pode participar. Os interessados devem solicitar sua vaga entrando em contato com o proponente da oficina, Luciano Candemil, através do e-mail: lucianocandemil@hotmail.com.

Sobre Luciano Candemil

Luciano Candemil é compositor reconhecido com diversos prêmios, discos gravados, composições interpretadas por outros artistas e também tem um trabalho de extrema relevância na área acadêmica. É formado em Bacharelado e Licenciatura em Música pela Univali, tem Especialização em Educação Musical pela mesma universidade, é Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Doutor em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O projeto Percussão Catarina

A proposta de Candemil com o projeto é oferecer uma formação em percussão sobre os ritmos afro-brasileiros que atualmente são tocados no território catarinense em vivências artísticas que passarão por quatro regiões do estado. Além de Capivari de Baixo, no Sul, as oficinas ainda acontecerão no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte Catarinense, sempre em cidades de pequeno porte.

Este é um projeto cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Processo FCC 2920/2022.

Serviço:

O Quê: Percussão Catarina: oficina de ritmos afro-brasileiros, com o músico e professor Luciano Candemil;

Onde: Comunidade Remanescente de Quilombo Ilhotinha. Rua Antônio Luiz Bittencourt, 1579, Ilhotinha – Capivari de Baixo (SC);

Quando: 04 de março de 2023 (sábado), das 13h às 19h;

Quanto: a participação é inteiramente gratuita – 30 vagas disponíveis

Colaboração: Thiago Cassaniga Furtado 

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-