Um flagra raro de um filhote de coruja Ásio stygius durante o dia foi feito no município de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina. A ave incomum foi vista com seus grandes e arregalados olhos amarelos em um bosque no bairro Santo Antônio. As fotos chamam atenção.
Também conhecida como Mocho-diabo, a coruja é de grande porte e as fêmeas podem chegar a 50 centímetros, além de ser uma das maiores encontradas na região Sul do país.
O biólogo Jackson Preuss explica que é um animal raro de se encontrado durante o dia por ser estritamente noturno. Elas geralmente ficam escondidas entre folhagens densas e troncos de árvores e saem no período da noite.
“É um filhote, provavelmente recém saído do ninho. O indicado é deixar ele no local que foi visto e não mexer. Ela emite um som que chama atenção dos pais que as recolhem e levam para um local protegido”, esclarece o biólogo.
Animal “diabólico”?
Preuss relata que elas são conhecidas como Mocho-diabo pela cor dos olhos e porque quando estão em alerta levantam as penas da cabeça e lembram chifres semelhantes aos do “diabo”.
Porém, apesar da crendice, ele ressalta que essa espécie de coruja é extremamente dócil e não oferece nenhum perigo. “Não tem nada a que se temer ou associar a uma imagem ‘diabólica’”. Elas são, na verdade, uma fofura, não é mesmo?
Fonte: ND+ e Nova FM