14 dezembro 2024 - 10:26
- Anúncio -

Expert em tratamento de resíduos sólidos da Alemanha desembarca em Orleans

O tratamento dos resíduos sólidos no município de Orleans passa há alguns anos por um fortalecimento e difusão da educação ambiental promovidos em conjunto com o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) FAMOR (Fundação Ambiental Municipal de Orleans) e Cirsures (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urb Região Sul). Prova disso é que nesta próxima terça-feira, 19 de março, desembarca em Orleans o especialista Udo Stein, expert do SES (Senior Expert Service) da Alemanha.

Stein é referência internacional quando o assunto é gestão geral de resíduos, planejamento e coleta seletiva atuando em todas as etapas necessárias do processo de sistemas funcionais e eficientes.  Em seu curriculum estão passagens de direção na área do meio ambiente em importantes empresas químicas ao redor do mundo e trabalhos realizados no Irã, México, China, Bolívia, Honduras, Uruguai, Argentina e Brasil, onde contribuiu ativamente no planejamento, produção, e gestão de projetos.

Com agenda repleta de atividades que seguem até o dia 13 de abril, estão previstas visitações nos municípios de Lauro Muller, Urussanga, Treviso, Grão Pará, Bom Jardim da Serra, Cocal do Sul e Urubici com visitas técnicas, encontros com empresas coletoras de resíduos, seminários entre outros.

Orleans, que é cidade signatária e referência em Santa Catarina no movimento ODS (17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) é pioneira no recebimento de especialistas visando o fortalecimento e difusão da educação ambiental como um todo.  Para o Prefeito Jorge Luiz Koch, a cidade está de braços abertos quando o assunto é aprimorar e buscar novas tecnologias e soluções para o crescimento sustentável do município em prol do bem-estar da sociedade. “A parceria com o DEL que é articulado pela coordenadora Giani Loli, trouxe nestes últimos cinco anos um olhar e comprometimento maior tanto da população quanto da administração pública nas questões da coleta seletiva e nos cuidados que todos devemos ter para que a cidade seja eficiente e sustentável. Ainda a parceria entre a FAMOR através da Superintendente Thatiane Cordini Fernandes, só ratifica a preocupação com o meio ambiente e abre portas e canais de comunicação para melhorar esses índices quando o assunto é sustentabilidade para se ter o melhor desempenho possível. Não tenho dúvidas nenhuma de que as cidades que receberão o especialista sairá muito mais comprometida”, diz Koch.

Temas como prevenção, coleta seletiva, reciclagem de resíduos, eliminação de resíduos perigosos, proteção ambiental, gestão de projetos, ensaio modelo, pré-série, plantas piloto, química, ciência de materiais, reciclagem de resíduos metálicos, também metais preciosos, experiência técnica e administrativa referente a temas ambientais (resíduos, águas residuais, ar) engenharia de processos, técnica de aplicação e assessoria análises, desenvolvimento de processos e gestão de projetos (recuperação e refino de resíduos de metais preciosos) além de claro, auxiliar no planejamento, produção, vendas e lucro dos materiais coletados serão abordados.

Colaboração: Debora Legnani

Mensagens de Natal
spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<