14 junho 2024 - 6:05

Epagri promove seminário de piscicultura em Armazém

A Epagri realiza neste sábado, 27, em Armazém, o I Seminário Intermunicipal de Piscicultura. O evento acontece a partir das 8h30min, no Centro de Convivência do Idoso. Podem participar produtores de peixe da região e não é necessário inscrição prévia. O Seminário faz parte da programação da 3ª Festa Regional da Tilápia.

Armazém, no Sul do Estado, é o maior produtor de peixes do Estado. A tilápia se destaca nesse cenário. O Observatório Agro Catarinense, que compila dados da Epagri/Cepa, mostra que em 2022 o município produziu 3.168t de peixes, dos quais 3.166t foram de tilápia.

A alta produtividade é o diferencial. Darci Pitton Filho, extensionista e corresponsável pela cadeia de piscicultura do Programa Aquicultura e Pesca da Epagri, aponta que em 2022 a produtividade média em Armazém foi de 44t de peixe por hectare alagado. Naquele mesmo ano, a região de Tubarão, na qual Armazém está inserido, produziu uma média de 28,8t de peixes por hectare alagado. Ele destaca que a região de Tubarão, maior produtora de peixes do Estado, já conta com uma produtividade média bem superior ao restante do território catarinense.

Programação

A programação do I Seminário Intermunicipal de Piscicultura levou em conta essa alta produtividade ao selecionar os temas das palestras. O pesquisador da Epagri, Bruno Corrêa da Silva, fala sobre Desafios na prevenção ao ISKNV e outras doenças emergentes na piscicultura com foco no manejo sanitário. Juliana Alice Lösch Nervis, supervisora de assistência técnica em piscicultura da Copacol Paraná vai abordar Manejo adequado de viveiros para alta Produtividade na tilapicultura: desafios e experiência do Paraná.

“Pelo que a gente tem conhecimento, Armazém tem hoje a maior produtividade do Brasil, por isso essa preocupação com sanidade e todas as outras questões que envolvem altas densidades”, afirma Emanuel Ramos Viquetti, extensionista rural da Epagri e organizador do evento. As palestras são no período da manhã e à tarde acontece visita à uma propriedade de Armazém produtora de tilápias que é referência para a Epagri.

Darci explica que a Epagri têm realizado diversos eventos e seminários ligados à piscicultura na região, mas esta é a primeira vez que integra a programação da Festa Regional da Tilápia. A Festa acontece nos dias 27 e 28 de abril, no Salão Paroquial, que fica no Centro de Armazém. Além de servir o maior caldo de tilápia do mundo, a Festa conta com música, gastronomia e chopp. A prefeitura de Armazém, que é a capital catarinense da tilápia, é parceira da Epagri na realização do Seminário.

Serviço

  • O que: I Seminário Intermunicipal de Piscicultura
  • Quando: sábado, 27 de abril, à partir das 8:30h
  • Onde: Centro de Convivência do Idoso de Armazém
  • Informações e entrevistas: Emanuel Ramos Viquetti, extensionista rural da Epagri e organizador do evento (48) 99613-0078

Isabela Schwengber
Assessora de comunicação da Epagri

- Anúncio -
-Anúncio-