19 abril 2024 - 1:17
- Anúncio -

Em Treviso, Rua Coberta deverá ser inaugurada em dezembro

Um dos projetos mais aguardados pelo município de Treviso deverá ser inaugurado pelo prefeito Valério Moretti ainda este ano. A expectativa do Executivo é entregar a Rua Coberta em dezembro para celebrar o Natal e os 130 anos de colonização italiana no município.

Além da Rua, a Administração deverá concluir a segunda etapa da revitalização da Praça Cavaleiro Benjamim Scussel. O recurso de R$ 200 mil para a obra foi destinado pelo deputado Celso Maldaner após o empenho do prefeito Valério Moretti e do vice-prefeito Valentim Cimolim que buscaram a Câmara dos Deputados.

Atualmente, o projeto da Rua Coberta está em fase de licitação. Conforme o secretário de Planejamento do Paço Municipal, o edital para o processo foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 29 de julho. Para Moreti, o local poderá ser utilizado em diversas atividades, como feiras, shows, apresentações culturais, festas municipais, beneficiando principalmente o comércio do entorno da praça central, assim como incentivar o turismo de toda a região.

Mudança de local

O primeiro projeto apresentado à Caixa Econômica Federal (CEF), que projetava a Rua Coberta para área do comércio, não foi aprovado. Além disso, com o aumento dos insumos para a construção, não seria possível executar aquele projeto com o mesmo recurso de aproximadamente R$ 718 mil destinado por meio de uma emenda parlamentar da deputada Geovânia de Sá.

“Eram simplesmente pilares secos e simples com um telhado. Não tinha preocupação com pavimento, não estava explicado se ia continuar servindo de garagem para os carros, não foi explicado se seria só para circular e estacionar, se seria fechado para colocar mesa para o comércio e houve manifestação que atrapalharia a fachada do comércio. Teve várias situações que não foram explicadas e a Caixa Econômica simplesmente não aprovou o projeto que estava lá. Nós tínhamos que apresentar outra alternativa e a data limite era 30 de junho deste ano”, explicou o secretário.

Após a alteração, a CEF aprovou o novo projeto para a construção na rua central da Praça Cavaleiro Benjamim Scussel.

Executivo planeja melhorias ao comércio

Futuramente, o Executivo irá discutir alterações e planejar melhorias para as ruas do comércio local. “Queremos sentar com o pessoal do comércio e rediscutir aquele espaço entre a padaria do Juca e a ponte. Temos ideias de ampliar a área de calçada, colocar estações, ilhas, ombrelones ou pergolados e fazer uma coisa diferente para Treviso”, disse o secretário.

O objetivo da Rua Coberta é reconectar as duas partes da Praça Cavaleiro Benjamim Scussel e priorizar a circulação de pedestres. “Nós não vamos interromper o trânsito. Então, o carro continua podendo passar. O nosso objetivo é que não tenha um fluxo muito intenso, mas não vai ser trancado o trânsito”, explicou a arquiteta e urbanista que integra a equipe responsável pela obra, Camila Perito.

Colaboração:Rafaela Maffioletti
Assessoria de imprensa – Prefeitura de Treviso

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-