30 setembro 2020 - 3:38

Definido novo formato do Brasileirão da Série C

Competição nacional que será disputada pelo Brusque FC e Criciúma EC, representantes de Santa Catarina no corrente ano a partir de maio, sofreu alterações em seu formato de disputa. Em reunião dias atrás, representantes dos 20 clubes que disputam a Série C do Campeonato Brasileiro se reuniram na sede da CBF no Rio de Janeiro para o conselho técnico da competição. Durante o encontro, os clubes aprovaram algumas mudanças para o campeonato, que inclui uma alteração em suas fases decisivas. Não haverá mais confrontos de quartas e semifinais, que serão substituídas por dois quadrangulares.

A proposta foi apresentada por Constantino Júnior, presidente do Santa Cruz/PE, e contou com a manifestação favorável da maioria dos clubes presentes. O presidente do time pernambucano também foi eleito para a Comissão Nacional de Clubes e irá compor a mesa em 2020 ao lado dos representantes da Série A (Sérgio Sette Câmara, presidente do Atlético/MG; Guilherme Bellintani, do Bahia; Mário Bittencourt, do Fluminense; Romildo Bolzan, do Grêmio e Maurício Galiotte, do Palmeiras, além de Francisco Batistotti, do Avaí/SC e Leonardo Oliveira, do Paraná Clube – ambos da Série B e um representante da D, a ser indicado.

Ainda foram definidos outros detalhes da competição. A Série C segue o mesmo critério das Séries A e B, e passará a vetar a venda de mando de campo. O mesmo acontece com o limite de jogadores. Um grupo de no máximo 40 atletas poderá ser inscrito até o dia 29 de julho, com oito substituições possíveis até o dia 19 de agosto (anterior à 15ª rodada). Houve mudança também na questão logística da competição. O torneio, que tem a estrutura de transporte e viagens bancada pela CBF, tinha viagens de avião para os times em deslocamentos a partir de 700 km de distância. Agora, o limite para viagens de ônibus diminuiu para 500 km, como proposto pela CBF e aprovado pelos clubes.

A primeira rodada do torneio nacional será disputada entre os dias 2 e 3 de maio, com dez confrontos. Serão dois grupos com dez times cada, que se enfrentam dentro dos mesmos na primeira fase.

Grupo ‘A’: Paysandu/PA, Santa Cruz/PE, Treze/PB, Imperatriz/MA, Manaus/AM, Vila Nova/GO, Ferroviário/CE, Botafogo/PB, Jacuipense/BA e Remo/PA.

Grupo ‘B’: São José/RS, São Bento/SP, Brusque, Ypiranga/RS, Ituano/SP, Tombense/MG, Boa Esporte/MG, Volta Redonda/RJ, Londrina/PR e Criciúma.

ESTREIAS CATARINENSES.

As equipes catarinenses já conhecem os seus primeiros adversários na rodada inaugural. O Brusque receberá no Augusto Bauer a equipe do Ypiranga, de Erechim, Rio Grande do Sul, enquanto que o Criciúma visitará o Londrina, no Paraná, em partida a ser disputada no Estádio do Café.

Por: Rodolfo Devilla !

- Anúncio -
-Anúncio-