19 abril 2024 - 10:29
- Anúncio -

Centro Educacional Meta agora é bilíngue em Libras

Centro Educacional Meta se torna a primeira escola bilíngue da região sul catarinense!!

A escola bilíngue, difere de uma escola que ensina outra língua no currículo.
O Meta já oferecia outras duas línguas, o Inglês e o Espanhol, porém, o ensino bilíngue tem um programa especial para lecionar um segundo idioma de forma integrada às outras disciplinas.
A escola irá utilizar o idioma de libras como meio de instrução para construção de conhecimento em áreas diversas.
Quanto mais cedo as crianças começam a aprender duas ou mais línguas simultaneamente, melhor será sua flexibilidade mental para avaliar questões complexas e para o desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento, como cognitiva e habilidades socioemocionais.
A educação bilíngue vai muito além de garantir ao aluno um futuro promissor e aprender uma nova língua, o ensino bilíngue também desenvolve concentração, memória, pensamento ágil e criatividade, além de uma bagagem cultural que garante que no futuro, nossos alunos saibam se relacionar de maneira empática com as pessoas.
O principal motivo para a implantação do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Meta é buscar a inclusão da comunidade surda na sociedade. Na infância e adolescência há uma maior facilidade de se aprender uma nova língua, como a Libras.
A língua de sinais é como as pessoas com deficiência auditiva se comunicam, e conhecê-la é uma forma de respeitá-las e de abrir a possibilidade de diálogo, dando espaço para que elas possam não apenas se comunicar, mas também se integrar melhor à sociedade.
Ao introduzir a língua no ensino das crianças, elas poderão além de se comunicar com pessoas surdas, mostrá-las a importância delas na sociedade.

“Aqui, no Meta, nós sempre mostramos aos nossos alunos o valor da inclusão e da aceitação das pessoas como elas são, sem um olhar de preconceito ou de exclusão. Crianças que crescem sabendo respeitar o próximo e as diferenças são capazes de construir uma sociedade mais justa e acessível para todos”, comenta a diretora Marlene Turazzi Moreira.
Neste mês de setembro, a escola já iniciou os trabalhos do setembro Amarelo, e agora, dá início também ao Setembro Azul, que é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira.
O mês será marcado por diversos eventos voltados aos temas de valorização a vida e de conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos.

A  escola estaá localizada na Rodovia SC-370 (antigo seminário), no bairro Murialdo. Contato telefônico  48 3466-2886
spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-