28 março 2024 - 10:07
- Anúncio -

Tornado no Meio Oeste: 100% do sistema elétrico está restabelecido

Após quatro dias de trabalho intenso, o sistema elétrico que alimenta o Meio Oeste de Santa Catarina foi totalmente restabelecido na noite desta terça-feira (01/06). Na região atingida por um tornado e por fortes tempestades na última sexta-feira (28), 13 municípios ficaram sem eletricidade em virtude da queda de torres da empresa de transmissão de energia.

Exatamente às 22h17, as linhas de transmissão que partem da Subestação de 230kV da empresa transmissora foram energizadas. A partir dela, as linhas de 138kV da Celesc receberam a carga de energia para abastecerem as subestações que atendem o sistema elétrico da região. Antes da meia-noite, todas as subestações da Celesc estavam energizadas e, gradualmente, as redes de energia dos municípios que ainda estavam sem luz foram sendo restabelecidas.

As subestações Caçador e Caçador Castelhano foram as primeiras a serem energizadas, por volta das 22h20, e, a partir delas, os alimentadores que compõem a rede elétrica de Caçador e também dos municípios de Matos Costa, Calmon e Timbó Grande tiveram seus sistemas restabelecidos.

Às 22h46, foi a vez da SE Fraiburgo receber a carga da linha de transmissão recuperada e, com ela, a rede da cidade de Lebon Régis também foi atendida. Por fim, o município de Videira teve a sua subestação energizada às 22h55, o que incluiu também o atendimento a toda rede de energia das localidades que ainda estavam sem luz nos municípios de Rio das Antas, Iomerê, Arroio Trinta, Salto Veloso, Macieira e Pinheiro Neto.

Trabalho integrado

Os fortes ventos causaram problemas na rede elétrica da região, especialmente entre Videira e Campos Novos. Foram derrubadas quatro torres de transmissão de energia de 230kV da empresa transmissora de energia. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN), informou que, por conta disso, houve o desligamento automático da linha de transmissão Campos Novos – Videira, interrompendo a transferência de cargas da Subestação (SE) Videira devido à indisponibilidade de outras linhas de 138 kV na região, atingindo também as SEs Caçador, Caçador Castelhano e Fraiburgo.

Durante o pico do problema, ainda na sexta-feira, cerca de 90 mil consumidores da região ficaram com o fornecimento de energia interrompido. A Celesc disponibilizou todas as equipes para atender a ocorrência. A primeira providência de suas equipes foi percorrer os hospitais e postos de saúde para auxiliar no funcionamento de geradores, inclusive fornecendo óleo diesel.

Ainda no fim de semana, a energia elétrica foi restabelecida algumas áreas dos municípios de Macieira, Salto Veloso, Arroio Trinta, Iomerê, Lebon Regis, Pinheiro Preto e Rio das Antas. Em Videira e Fraiburgo, desde domingo a Celesc conseguiu adotar um esquema de rodízio de cargas, a partir de redes de outras subestações, a fim de mitigar os efeitos da falta de energia. Desta forma, os bairros dessas cidades foram abastecidos por algumas horas.

Na noite de domingo, a Celesc energizou a região de Campos Novos (atingida em cheio pelo tornado), além de parte da cidade de Fraiburgo, por meio de uma rede proveniente de Campos Novos.

Colaboração:  Marcelle Fernandes |

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-