19 abril 2024 - 9:24

Belezas de Gramado e Canela – Rio Grande do Sul

Quem visita a Serra Gaúcha não pode deixar de visitar os pontos turísticos mais  famosos de Gramado e Canela entre eles a Igreja Matriz de São Pedro em Canela juntamente com a fonte do amor eterno, a Rua Coberta, Mini Mundo e o Museu Hollywood Dream Cars. Em Canela você poderá apreciar a famosa Catedral de Pedra além do Parque Temático Mundo a Vapor.

1: A construção da igreja de São Pedro em Gramado teve início em 1943, e levou aproximadamente 8 anos para ser concluída. Na entrada da igreja há uma estátua de São Pedro. A construção da Igreja Matriz São Pedro de Gramado, foi inspirada no estilo arquitetônico romano. Foram cerca de 78 mil pedras basálticas, que foram extraídas de pedreiras próxima à cidade de Gramado, e foram arrastadas em zorras puxadas por bois.

Os vitrais sacros da igreja foram pintados pelo artista alemão Pedro Dobmeier que marcam as passagens da vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus Cristo.

O sino da igreja pesa cerca de 1.000 quilos. Foi criado em bronze, aço e estanho. Em 2009 o sino foi sistematizado eletronicamente. A altura total da igreja é de 860 metros, sendo 46 metros de altura da torre.

A inauguração da igreja ocorreu no dia 29 de Junho de 1942, data da comemorado do dia de São Pedro. Em frente da igreja ficam as estatuas dos 12 apóstolos de Jesus, em tamanho real com identificações, e ao lado da matriz, um chafariz.

2: Baseada na famosa Fontana de Trevi, na Itália a Fonte do Amor Eterno reune milhares de apaixonados num dos mais belos pontos turísticos da cidade de Gramado.

Impossível falar de romantismo e não falar desta fonte, localizada entre a Igreja Matriz São Pedro e o Boulevard São Pedro a fonte chama atenção por sua dezena de cadeados coloridos que a deixam ainda mais charmosa.

Talvez seja uma crença ou um um mito popular não se sabe, mais acredita-se que seja uma bela forma de demonstrar o seu amor, fechando o cadeado e jogando a chave dentro da fonte, uma marca registrada da sua passagem por ali, e de seu amor. Não só por apaixonados mais por qualquer pessoa que deseja demonstrar seu amor por algo pode colocá-lo ali. A fonte do Amor Eterno vai sendo tomada por cadeados coloridos e de várias formas. Cenário de fotos magnificas é um ponto turístico que não pode deixar de ser visitado. Uma marca registrada nesta cidade que encanta a todos.

3- Localizada bem no centro da cidade, é um espaço que reúne restaurantes, cafeterias e lojas. É palco de diversas apresentações culturais e de muitos eventos, incluindo o Festival de Cinema, quando um imenso tapete vermelho é estendido por toda a extensão da Rua Coberta até a entrada do Palácio dos Festivais. Então, durante uma semana, artistas, diretores, produtores e imprensa nacional e internacional desfilam pela Rua Coberta, que fica tomada pelo público que quer conferir de perto toda a badalação. Durante outro grande evento, o Natal Luz, a Rua Coberta ganha uma decoração toda especial e uma das mais tradicionais atrações do evento acontece ali: as apresentações da Árvore Cantante. Atrações na temporada de Páscoa e o tradicional Festival de Gastronomia também são realizados ali.

Originalmente chamada de Rua Madre Verônica, ela foi repaginada há alguns anos, quando foi coberta com uma estrutura de acrílico e a passagem de carros foi impedida, dando lugar a bancos para descanso e também a estrutura dos restaurantes e cafés.

4: No Parque Mini Mundo você verá encantadas mini construções, os visitantes podem conhecer um pouquinho da antiga Europa, mini réplicas de construções da Alemanha, ver os enormes castelos europeus com riqueza em detalhes, construções Suíças. Nesse mundo em miniatura há também uma réplica do aeroporto de Bariloche, Argentina e a Cordilheira dos Andes.

Do Brasil Igreja de São Francisco de Assis, de Ouro Preto-MG e a Estação Ferroviária de São João Del, Museu do Ipiranga de São Paulo.

Cerca de 2.500 habitantes, sem falar dos animais que alegram a cidade. Tudo é muito rico em detalhes, casas e prédios, câmara de vereadores, prefeitura, fórum, igrejas, restaurantes, ruas com carros de polícia, carros de corpo de bombeiro, ônibus, trens, aviões, lagos com barcos, ponte ferrovias, lojinhas, etc. Nessa mágica cidade você ira se sentir um gigante. Vale ressaltar que tudo foi construído de forma artesanal.

5: O Hollywood Dream Cars existe desde 1997 e reúne um valioso acervo de carros que marcaram a história da indústria automobilística e do cinema nas décadas de 20 a 60, eternizando personagens e todo o glamour de Hollywood. Uma viagem no tempo através de carros clássicos e originais, que mais se parecem com joias.

6 – Já em Canela a construção da Igreja Matriz de conhecida como Catedral de Pedra teve inicio em 1953 com projeto do Arq. Bernardo Sartori; em 1941 os alicerces já estavam bem adiantados; em 1955, ficou definido que a nova Igreja seria revestida de pedra basalto; em 1964 foram concluídas as paredes ao redor da antiga Igreja e então se deu a demolição da mesma; em 1965 foi realizado a colocação do telhado e no ano seguinte a campanha dos vitrais que foram doados por pessoas da comunidade; o forro foi colocado em 1978 e em 1982 o piso em pedra basalto; em 1987 foi colocado a porta em madeira mogno com escultura gótica de Walter Frasson.

A Igreja tem 65 m de altura e um carrilhão de doze sinos de bronze, que leva o nome de ‘Carrilhão da Independência’ e que foi fabricado pela fundição Giacomo Crespi, na Itália, e aqui instalado em 1972. O mesmo ficou sem funcionar por cerca de vinte anos e no final de 2005 voltaram a soar.

O Cônego João Marchesi foi uma das principais figuras da história da comunidade católica canelense. Ele foi o grande idealizador da Igreja Matriz e participou desde a primeira Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio. Seu sepulcro, no interior da Igreja, recebe muitas flores.

Os coloridos vitrais que iluminam a Catedral de Pedra de Canela representam a Ladainha de Nossa Senhora. Nossa Senhora de Lourdes foi escolhida padroeira da Paróquia pela comunidade canelense. A Paróquia Nossa Senhora de Loudes foi fundada em 1937.

7- O Mundo a Vapor é um parque temático onde existem máquinas a vapor em tamanho real e em miniatura. A fachada do Mundo a Vapor reproduz, através de uma réplica, a cena famosa do acidente ferroviário registrado em Paris, na França, em 1895, quando uma locomotiva desgovernada entrou na estação de Montparnasse sem freios, atravessando a parede e caindo de uma altura de 12 metros, permanecendo pendurada por um de seus 12 vagões.

No Mundo a Vapor os visitantes encontram miniaturas de uma fábrica de papel, de uma olaria, de uma ferraria, entre outras.

O parque foi construído na década de 1950 por uma família que trabalhava em oficina mecânica. Omar Urbani que iniciou as produções das miniaturas usando os materiais descartados pela empresa dos pais.

Esses são alguns dos inúmeros atrativos da Serra Gaúcha além das várias fábricas de chocolate espalhadas pelas cidades.

Por: Ezani Alberton Ascari

Ref: portal de gramado/portal de canela

- Anúncio -
-Anúncio-