22 outubro 2021 - 3:54

Voluntários encontram objeto histórico durante mutirão de limpeza na Ilha de Anhatomirim, em SC

Voluntários que se reuniram para recolher o lixo ao redor da Ilha de Anhatomirim, na Grande Florianópolis, encontraram uma fivela, provavelmente utilizada por um fuzileiro naval que trabalhou na região. A ação aconteceu em 10 de setembro e recolheu 57 quilos de lixo do espaço que já foi ocupado pela Marinha no final da década de 1950.

Na fivela, é possível ler ‘Marinha Brazileira’. A grafia foi utilizada até 1943, o que sugere, segundo a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que a peça é anterior a esse período. Os voluntários entregaram o objeto histórico aos servidores da universidade, que agora avaliam a finalidade.

O trabalho teve início na manhã de sexta e já durante o trajeto de escuna, que partiu de Canasvieiras, em Florianópolis, foram passadas orientações sobre a preservação do meio ambiente, especialmente dos oceanos, e a importância histórica da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e das fortalezas da Ilha de Santa Catarina.

Os voluntários trabalharam cerca de três horas recolhendo o material, principalmente das praias e costões. O material foi recolhido em sacos de lixo e descartado de forma correta.

A Escola do Mar, projeto da Secretaria Municipal de Educação da Capital, a Parley, que reúne pessoas pela preservação dos oceanos e servidores da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) participaram da ação.

Fonte: HC Notícias

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-