1 março 2024 - 8:37

Vereadora sugere que autoridades ligadas ao governo municipal adotem um animal para que assim o canil possa ser fechado

Atualmente o canil de Orleans possui 17 animais.

Durante a Sessão Legislativa da última segunda feira, dia 28 de agosto de 2023, a vereadora Mireli Debiasi comentou a respeito do Canil de Orleans e respondeu algumas colocações do seu colega vereador, Valter Orbem, que fez algumas comparações de valores gastos em castrações de animais em outros municípios.  E sugeriu uma forma para que o canil seja fechado.

“Realmente Vereador, o município de Cocal do Sul paga 140 reais por animal e Orleans 190, agora com o reajuste deve pagar 210 reais. Isso porque Cocal paga somente a castração. Em Orleans, o animal chega no Unibave, faz um hemograma para ver se ele está apto a fazer uma cirurgia, porque se ele morrer na mesa, o Unibave é responsável.  É feito a castração e o animal sai com todo o medicamento do pós-operatório. Por isso o valor aqui é maior.

O valor não tem extravagância alguma. É possível ver isso consultando qualquer clínica veterinária do município. Explica.

Eu concordo com o vereador quando ele diz que temos um custo muito alto com os animais e, concordo também, que o que está sendo investindo no canil poderia ser investido em estradas, saúde e educação.

Por isso quero lançar um desafio para todos os vereadores, somos em 11, cada um vai lá e adota um animal, leva para casa e cuida do animal. Prefeito e Vice adotam mais um e cada secretário adota um ou acha um lar para eles. E está resolvido o problema do canil. Pois assim não terá mais esta despesa nos cofres públicos.  Mas hoje estes animais estão lá e é uma herança que veio já de outras administrações e, como vocês podem ver, o Ministério Público determinou que a prefeitura é responsável. Atualmente o canil de Orleans possui 17 animais.

Acompanhe a manifestação da Vereadora:

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-