1 dezembro 2021 - 6:25

Vacinação contra a Covid: 88% da população está imunizada com a 1ª dose em Cocal do Sul

79% dos sul-cocalenses já receberam a segunda dose; município está avançando com o esquema de vacinação e casos da doença diminuem consideravelmente

Em Cocal do Sul, tem sido notável a diminuição de casos de contaminação por Covid-19. O município está há 68 dias sem registrar óbitos por esta causa e vem avançando no plano municipal de vacinação. Desde que iniciou a imunização em janeiro deste ano, já foram aplicadas 23.637 doses.

A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica conta que até o momento 12.871 pessoas receberam a 1ª dose, o que corresponde a 88% da população. Com a 2ª dose, foram 10.289 imunizados (79% da população) e com a 3ª dose foram 514 pessoas. Ela explica que muitos estão aguardando ainda para fazer a segunda dose do imunizante da AstraZeneca e o município, assim que receber as doses do governo do estado, fará a distribuição das imunizantes em sistema drive-thru.

No entanto, é necessário reforçar a importância de estar em dia tanto com a primeira como com a segunda dose da vacina. “É muito importante que as pessoas concluam o esquema vacinal, recebendo a segunda dose, quem tomou apenas uma dose corre mais risco de se infectar do que aquele que tomou a segunda dose”, comenta a enfermeira. Ela acrescenta que a cobertura completa de vacinação da população pode impedir o surgimento de novas variantes do coronavírus.

A enfermeira Thalia Rosso, que está à frente do monitoramento de casos de covid-19 no município, acredita que a vacina contribuiu de forma significativa para a diminuição de casos da doença. “Nós ainda estamos no meio de uma pandemia, é claro que quanto mais pessoas forem vacinadas, maior será a barreira para o vírus; percebemos que teve uma redução grande no número de pessoas com casos ativos desde que iniciamos a vacinação”, pontua.

O prefeito Fernando de Fáveri afirma que o município está avançando no plano municipal de vacinação e que as vacinas salvam vidas. “Vale lembrar que não basta tomar a primeira dose, a imunização só está completa com as duas doses”, declara.

Até o momento, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado no município, foram 3428 curas pela doença, de um total de 3490 casos registrados desde o início da pandemia. Há um caso em tratamento domiciliar e um em clínica, além de dois casos sendo monitorados na UTI. Cocal do Sul registrou até o momento 58 óbitos por coronavírus.

Cronograma de vacinação

Nesta semana, Cocal do Sul está aplicando a dose de reforço nos profissionais da saúde, além dos idosos com idade acima de 70 anos. Além disso, nesta quarta-feira (20), é a vez das pessoas acima de 18 anos que ainda não se vacinaram procurarem estar em dia com a imunização. Também na quarta-feira, é a 2ª dose com a Coronavac para os que se vacinaram no dia 25 de setembro.

Ainda na quarta-feira, será aplicada a segunda dose da AstraZeneca, em sistema drive-thru, para os que ainda estão pendentes. Ao todo, são 210 doses disponíveis para os que estiverem na fila de carro e 50 doses para a fila dos que estiverem a pé.

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-