3 março 2024 - 7:17

Vacina bivalente contra a Covid para pessoas com 70 anos ou mais já estão disponíveis na Policlínica

Iniciou ontem, 27 de fevereiro, em todo o Brasil, a 1ª fase da vacinação bivalente Pfizer contra a Covid. Neste primeiro momento, o grupo prioritário é formado por pessoas de 70 anos ou mais, pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Já no primeiro dia, 32 pessoas receberam a dose bivalente em Braço do Norte. Os inclusos na primeira fase podem procurar a Policlínica, de segunda a sexta, das 7 às 21 horas.

A 2ª fase inicia no dia 06 de março, para pessoas de 60 a 69 anos. A partir do dia 20 de março é a vez das gestantes e puérperas. No dia 17 de abril, 4ª fase, serão imunizados os trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade (a partir de 18 anos), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Para tomar a dose bivalente é necessário fazer parte de um dos grupos prioritários, ter 12 anos ou mais, ter tomado pelo menos duas doses da vacina monovalente (Pfizer, AstraZeneca, Coronavac ou Janssen) e ter tomado a última dose há, pelo menos, quatro meses.

Conforme o Ministério da Saúde, a vacinação não é obrigatória, porém, é recomendada. A vacina bivalente da Pfizer protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-