Nesta terça-feira (19/04), o prefeito interino, Jair Nandi, recebeu as integrantes da Rede Catarina de Palhaças, Greice Miotello, Paula Bittencourt, Ana Paula Grigoli e Suellen Avelleda.
A Rede Catarina de Palhaças promove por meio do Prêmio ELISABETE ANDERLE de Incentivo à Cultura – Edição 2021, entre os dias 20 e 24 de abril de 2022, no Sítio Miotello, em Urussanga, o projeto RESIDÊNCIA EM (RE)EXISTÊNCIA.
A residência será um encontro de formação, pesquisa e treinamento, no formato de retiro auto organizativo, com participação de 30 palhaças integrantes da Rede, vindas de todas as regiões do Estado de Santa Catarina.
O projeto visa fortalecer e aprofundar os processos artísticos de expressão e composição de saberes em rede. Para tanto, serão realizadas 20 horas de trabalho prático com a temática principal de Palhaçaria Feminina e abordando temas mais específicos como riso ritual, jogos, técnicas circenses, palhaçaria de Terreiro e De(s)colonial, entre outras.
Para compor a programação, também serão realizadas uma Roda de Conversa, uma saída de Rua (Palhaceata) no centro da cidade de Urussanga, uma Reunião Geral da Rede Catarina de Palhaças e um Cabaré aberto ao público gratuitamente ao final do evento.
Além de compartilhar os processos e resultados da Residência através de Transmissões ao Vivo de algumas ações da programação, de uma Série de Entrevistas com palhaças de cada mesorregião do estado e Vídeo Teaser do projeto que serão disponibilizados em Redes Sociais Oficiais.
A Rede Catarina de Palhaças surgiu em 2017 com o objetivo de fortalecimento da arte da palhaçaria feita por mulheres do estado de Santa Catarina. Desde do começo já realizou várias rodas de conversa e formação além da Mostra da Rede Catarina de Palhaças que ocorreu na cidade de Blumenau em 2019.
Projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
Programação:
20 a 24/04 – Formação da Rede Catarina de Palhaças
23/04 – Cortejo às 10h na Praça Anita Garibaldi. Classificação Livre.
24/04 – Cabaré às 20h no Sítio Miotello. Classificação Livre. (Terá limite de quantidade de público)
O que é a Rede Catarina de Palhaças?
Grupo de profissionais da palhaçaria, teatro e circo. Existe para estabelecer o estreitamento de relações e ações de mulheres palhaças de Santa Catarina, para fortalecer o mercado profissional das mulheres que atuam com palhaçaria no estado; para divulgar as atuações coletivas e individuais dessas mulheres.
Algumas metas/missões:
● mapear e ocupar eventos de palhaçaria/circo no estado;
● ocupar eventos, encontros e festivais de palhaçaria/circo no estado (reuniões/ formação/ trabalhos artísticos);
● buscar representatividade na rede nacional de mulheres palhaças;
● realizar encontros periódicos em locais descentralizados;
● fomentar micros e macros ações artísticas;
● realizar encontros estaduais presencial artístico e formativo
● criar formas de sustentabilidade para rede
● criar grupo de articulação e comunicação.