13 junho 2024 - 3:21
- Anúncio -

UniSatc vai levar orientações a escolas públicas sobre o Universidade Gratuita

O Centro Universitário UniSatc vai orientar alunos do ensino médio de escolas públicas da rede estadual sobre o Programa Universidade Gratuita. Em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, a instituição vai até as escolas levar informações para que mais estudantes possam se beneficiar com o programa. Além disso, workshops sobre diferentes áreas do conhecimento serão realizados pela UniSatc nas escolas.

A ideia, segundo o pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan, é esclarecer as principais dúvidas dos estudantes sobre o programa estadual. “Por ser um programa novo, muitos ainda têm dúvidas sobre os procedimentos. O que precisam fazer, quem pode entrar, quem não pode, os prazos, o edital, documentação… E a gente quer ajudar neste sentido, para atingir o maior número de alunos possível”, ressalta.

Junto das informações, a UniSatc vai oferecer também de forma gratuita capacitações para alunos do ensino médio da rede pública. As aulas serão ministradas com a participação de acadêmicos da UniSatc e os temas serão definidos com base nas necessidades identificadas pelas próprias escolas. “É um sistema que se retroalimenta, porque o aluno beneficiado pelo programa tem que pagar 20 horas por mês de trabalho social, e essas horas poderão ser contabilizadas através dessa ação”, completa Castelan.

A iniciativa tem parceria com a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Criciúma. Conforme o professor do setor de Políticas e Planejamento da CRE, Valdecir Mariana, é uma forma de incentivar que mais alunos ingressem no ensino superior. “Queremos estimular que mais estudantes da rede pública tenham acesso a cursos de graduação, através do programa Universidade Gratuita e a parceria com a Satc vai mostrar para esses alunos que isso é possível”, destaca.

Sobre o Programa Universidade Gratuita 

O Programa Universidade Gratuita do Governo do Estado oferece aos estudantes matriculados em instituições de ensino superior de Santa Catarina bolsas de estudos integrais, desde que atendam a critérios estabelecidos. A UniSatc está entre as instituições beneficiárias.

Podem se beneficiar com o programa estudantes matriculados em instituições de ensino superior, desde que sejam catarinenses ou que residam no estado há pelo menos cinco anos. Também é necessário que a renda familiar seja de, no máximo, dez salários mínimos, entre outros critérios.

Colaboração: Assessoria de Imprensa / Satc

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<