24 abril 2024 - 4:21
- Anúncio -

Unibave visita “Orléans”, na França

Um grupo de 11 colaboradores do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), que está em missão internacional na Europa, visitou esta semana a cidade de Orleães, ou em francês, Orléans, na França. A cidade fica a 120 quilômetros ao sul de Paris, ou a 1h10 de trem da capital. O grupo foi recebido pelo vice-prefeito, Jean Pirrre Gabelle, que foi convidado pelo reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, a visitar a cidade brasileira. Ainda houve um primeiro contato com a universidade de Orleães, para assinatura de um protocolo de cooperação.

A cidade é considerada turística pela veneração à Santa e heroína francesa Joana d’Arc. Ela teve importante participação na Guerra dos 100 anos contra a Inglaterra. Os visitantes brasileiros estiveram em pontos turísticos, como a Casa de Joana d’Arc, a prefeitura, no chamado Hotel, que na França funciona como um cartório. Toda a visita foi traduzida e guiada por uma brasileira, que há 10 anos mora na cidade, com cerca de 100 mil habitantes.

Na avaliação do reitor do Unibave, há possibilidade de um pacto de amizade a ser realizado com a cidade francesa e que, geograficamente, é muito diferente da cidade brasileira. “Ela é maior, são muitas planícies, há estação de trem, e um rio, que serve como um porto”, descreve.

A diretora de Cultura do Unibave, Edina Furlan, avalia que a ida até a cidade foi muito importante. “Não imaginava que era tudo aquilo, que era uma cidade histórica que venera muito Joana d’Arc”, diz. Segundo Edina, o vice-prefeito de Orleães também não sabia da existência da cidade brasileira, mas que ficou empolgado em aprimorar as tratativas. “A recepção foi calorosa”, descreveu a diretora, que recomenda a experiência a todos de visitar a cidade francesa.

Incubadora em Paris

Ainda na mesma semana, o grupo de 11 pessoas, entre reitoria e coordenações de alguns departamentos e cursos, visitou a “Station F”, um dos maiores Centros de inovação do mundo, localizada no Centro de Paris. O espaço tem quase mil empresas incubadas e envolve cerca de 3 mil pessoas. As empresas podem permanecer de seis meses a dois anos incubadas.

Viagem a Europa

O Unibave está em Missão Internacional desde o dia 24 de janeiro e permanece na Europa até o dia 6 de fevereiro, visitando instituições de ensino na França e na Inglaterra.

A viagem serve para oportunizar experiências pedagógicas, científicas e culturais distintas, permitindo possíveis parcerias por meio de protocolos bilaterais.

UNIBAVE

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-