3 março 2024 - 9:05

Unibave recebe visita de municípios catarinenses participantes do programa DEL

Cerca de 75 pessoas, representantes dos municípios de Abdom Batista, Bom Retiro, Bocaina do Sul, Brunopolis, Urubici e Jaguaruna, estiveram nesta terça-feira, visitando o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. Eles integram o Programa Gente Catarina na implementação da Agenda de Desenvolvimento Territorial por meio do Governo do Estado de Santa Catarina com uso da metodologia do programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) e vieram conhecer o case de Orleans. O município participa do programa Del desde meados de 2019, o que já resultou até em prêmios internacionais.

O pró-reitor de Administração e Inovação do Unibave, Dimas Ailton Rocha, acompanhou a visita e apresentou a Incubadora Inventa e o espaço executivo. “Nós apresentamos as nossas áreas de atuação e como o Unibave participa junto com o Del no planejamento do desenvolvimento do município e da região”, relatou Dimas. Os visitantes ainda realizaram uma visita guiada ao Museu ao Ar Livre Princesa Isabel.

No roteiro da missão técnica, os visitantes ainda conheceram empresas e tiveram acesso a detalhes dos prêmios e outros trabalhos realizados pelo projeto junto ao município. O secretário de indústria, comércio e turismo de Bom Retiro, Jefferson Ulisses Nunes, diz que o trabalho está iniciando no município e que desde 2021 o objeto é colocar Bom Retiro como um dos principais destinos turísticos da serra catarinense. “A gente está começando. Com essas experiências abrimos nossas visões. Às vezes a gente acha que é muito complicado, e quando se vem para cá, se vê coisas simples que pode desenvolver em Bom Retiro”, comenta o secretário.

Já o empresário e corretor de imóveis de Urubici, Thiago Huthiele, comenta que a visita foi sensacional. “São projetos assim que trazem crescimento para a região, que ajudam futuros empreendedores a tirar seus sonhos do papel”, afirma. Ela relata que já teve a experiência de estar em uma incubadora, no Parque Órion em Lages, e diz que é importante para os envolvidos e toda a região ao redor.

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-