9 agosto 2022 - 7:58

Unibave recebe 150 mudas de bracatinga da Epagri de Lages

O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) recebeu a doação de 150 mudas de bracatinga (Mimosa scabrella) da Estação Experimental da Epagri, de Lages. Conforme o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão Aplicadas às Ciências Agroveterinárias (Paca), Guilherme Zanini Doneda, a planta, em plena floração, é ótima para alimentação natural das abelhas.

As doações foram entregues pelo agrônomo e pesquisador da EPAGRI de Lages, Tassio Rech, e serão divididas em três. Cerca de 50 mudas serão plantadas na Fazenda Experimental do Unibave para realização de experimentos de pesquisa. Outras 50 mudas serão destinadas à Associação de Meliponicultores da Região Carbonífera (AMERC) e as demais mudas serão distribuídas gratuitamente na Agroponte (17 a 21 de agosto).

Segundo o professor Doneda, a planta serve para alimentação animal, por meio do corte e picagem das folhas com subsequente oferta no cocho para animais. Além disso, por ser a planta pertencente ao gênero das Fabaceas, são capazes de realizar a fixação biológica de nitrogênio. Estudos mostram que a bracatinga é capaz de fixar de 120 até 400 kg de nitrogênio por hectare.

A planta ainda se destaca pela qualidade de sua madeira, podendo ser utilizada tanto para lenha quanto para indústria moveleira. “Por isso é muito importante a distribuição e disseminação em propriedades rurais”, comenta o professor.

Fazenda Experimental Unibave

Na Fazenda Experimental Unibave, há bracatingas que foram plantadas há cerca de três anos. Na época, a doação foi realizada pela egressa do curso de Agronomia, Mirian Daleffe Inocenti. Hoje, elas fazem parte de um sistema integrado (Sistema Silvipastoril) na fazenda experimental.

A bracatinga tem altura variando entre 4 e 18 metros, com flores amarelas e pequenas, agrupadas em inflorescências. No Brasil, ocorre naturalmente nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. As espécies nativas são muito indicadas para ações de reflorestamento e, também, para a incorporação de sistemas agrícolas integrados.

Fonte: Ascom/Unibave

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-