De forma híbrida, o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) está realizando, nesta quarta-feira (22/06), a 8ª edição do Seminário de Zoonoses Unibave. O evento está sendo realizado de forma presencial, no Centro de Vivências, e também está sendo transmitido, ao vivo, no Canal do Youtube da Instituição e com a participação de pessoas de 11 estados brasileiros.
Organizado pelo curso de Medicina Veterinária, o evento chama atenção da importância do tema, conforme dados Organização Mundial de Saúde, que apontam que cerca de 75% das infecções emergentes em humanos são provenientes de animais ou de produtos de origem animal.
O evento terá, ao todo, oito palestras, com temas como a situação epidemiológica da febre amarela em Santa Catarina, dengue, doenças emergentes de importância e a toxoplasmose. O objetivo do seminário é promover um evento técnico-científico de extensão universitária que discuta conhecimento técnico de algumas enfermidades zoonóticas e o papel do médico veterinário na Saúde Pública.
Na abertura o reitor do Unibave e coordenador do Curso de Medicina Veterinária, Guilherme Valente de Souza, agradeceu aos presentes e a disponibilidade dos palestrantes, dando ênfase a transmissão pela internet que permite a maior participação de pessoas de vários municípios catarinenses e ainda de outros estados brasileiros, desejando um bom proveito do evento.
Valente ainda lembra que a saúde humana, saúde animal e saúde ambiental são indissociáveis e fazem parte do novo paradigma, conhecido como “saúde única”. O que segundo esse conceito a troca de conhecimento entre os diversos profissionais da saúde é fundamental.
O professor do curso de Medicina Veterinária, Mauro Maciel de Arruda, que foi o responsável pela organização do evento em conjunto com os acadêmicos da 9º fase do curso de medicina veterinária disse, durante o discurso de abertura, que eles saem do evento fortalecidos e como profissionais de qualidade, e ainda falou da importância do evento para a população, enquanto cuidados com a saúde.
A programação do evento segue na parte da tarde.
Programação
13h15 –Espaço Patrocinado;
13h30 – Palestra – Situação Epidemiológica da Febre Amarela no Estado de Santa Catarina, com Sabrina Fernandes Cardoso;
14h20 – Palestra – Dengue, Situação Epidemiológia no Estado de Santa Catarina, com João Augusto Brancher Fuck;
15h10 – Palestra – Ricketsioses Doenças Emergentes de Importância, com Matias Pablo Juan Szabó;
16h – Palestra – Espaço Patrocinado
16h15 – INTERVALO
16h30 – Palestra – Avanços no Diagnóstico da Fasciola Hepática, com Guilherme Drescher;
17h20 – Palestra – Toxoplasmose, com Andreas Lazaros Chryssafidis.