19 abril 2024 - 10:05
- Anúncio -

Unibave participa de evento em alusão ao Setembro Amarelo em São Ludgero

O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), em parceria com a Secretaria de Saúde de São Ludgero, realizaram no último sábado (25/09) uma ação em alusão ao Setembro Amarelo. O “Dia D” aconteceu na Praça da Igreja Matriz e foi realizado por meio dos cursos vinculados ao Núcleo de Estudos Aplicados à Saúde (NEAS).

Diversas atividades foram desenvolvidas pelos cursos de Psicologia, Farmácia, Enfermagem e Educação Física, levando a reflexão sobre o tema. A coordenadora do curso de psicologia, Vandreça Dorigon, diz que é muito gratificante ver todos envolvidos em prol da causa da saúde mental. “Ações como essa são extremamente necessárias, pois despertam a comunidade para reflexões sobre suas condições de vida e saúde”, ressaltou.

Vandreça ainda lembra que o fato reforça o compromisso do Unibave, enquanto instituição comunitária, de colaborar com a população no atendimento de demandas nos diversos contextos. A mesma questão foi levantada pela coordenadora do curso de Farmácia, Tamirys Schulz Westphal, que ainda enfatizou pela volta dos eventos presenciais. “A ação nos mostrou que a população necessita ainda de mais cuidados, tanto na questão física quanto emocional”, disse Tamirys.

Atividades desenvolvidas

Curso de Psicologia – “Roleta do bem” – Os visitantes eram convidados a refletirem sobre seus hábitos de vida, pensamentos, ações cotidianas. Ao girar a roleta, um número era sorteado. Esse número indicava uma frase, recomendações, sugestões para a pessoa, sempre relacionados à condição de saúde física e mental.

”Deixe sua mensagem aqui” – Os visitantes eram convidados a deixarem uma mensagem, uma frase, uma palavra, num mural;

“Caminhada do bem” – Os acadêmicos percorreram o Centro da cidade entregando os marca-páginas, confeccionados para a campanha do Setembro Amarelo;

“Mural: Agir Salva Vidas” – Organizado com o intuito de convidar os visitantes a refletirem em como estavam se sentindo naquele momento. Eles ainda foram informados sobre os pontos de atendimento e cuidado com a saúde mental, na rede de atendimento do município;

“Reciclando medicamentos” – Programa organizado pelo curso de Farmácia, que orientou a população sobre o descarte correto das medicações para evitar a poluição ambiental e proporcionar a reciclagem de medicamento em bom uso e dentro do prazo de validade. O programa tem sede em Orleans, mas tem postos de arrecadação em diversos municípios. A população ainda foi orientada sobre automedicação, cuidados e atenção com familiares que utilizam medicação, e a conscientização sobre intoxicação medicamentosa;

Exames – O curso de Enfermagem atendeu à população com aferição de pressão e teste de glicemia capilar;

Ginástica – O curso de Educação Física – Bacharel convidou os visitantes a participarem da Ginástica Laboral e apresentou a Coreografia “AmarElo”, do solista Nicole Possenti Hahn.

Fonte: Unibave

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-