14 janeiro 2025 - 5:04

Unibave ministra oficina de manejo de abelhas sem ferrão e participa do Ceditec em Orleans

Com um estande expondo as oportunidades de capacitação para o ensino superior e uma série de oficinas sobre o manejo de abelhas nativas sem ferrão, o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) participou, na sexta e no sábado (13 e 14/12), da edição 2024 do Centro de Difusão Tecnológica (Ceditec). O evento, promovido pela Cooperativa Regional Auriverde, é considerado o “dia de campo” dos produtores rurais cooperados e ocorreu em um espaço montado às margens da Rodovia SC-390, no Bairro Santa Clara, em Orleans.

Unibave ministra oficina de manejo de abelhas sem ferrão e participa do Ceditec em OrleansCom uma programação diversificada, o evento teve foco na inovação e no desenvolvimento do agronegócio. Para a coordenadora de Projetos Sociais da Auriverde, Fernanda Alberton Bianco da Silva, o Ceditec foi uma oportunidade de disseminar tecnologias avançadas e compartilhar conhecimento técnico no setor agropecuário. “Buscamos promover o uso de tecnologias e boas práticas, fortalecendo o agronegócio e contribuindo para a construção de um futuro sustentável”, destacou.

A promoção do evento foi realizada pela Cooperativa Auriverde, em parceria com o Unibave, a Epagri e a AMELSUL. Na avaliação do reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, o evento tem potencial para crescer ainda mais. “Foi um grande evento, com ótimas palestras, que certamente tem tudo para se firmar e expandir”, ressaltou o reitor.

A coordenadora do curso de Agronomia, Janaina Veronezi Alberton, também marcou presença no evento, participando do podcast da Top Tvsc. Durante o programa, ela destacou os profissionais que o Unibave tem preparado para atender às demandas do mercado de trabalho na região. “É preciso formar profissionais capacitados para exercer multifunções”, afirmou Janaina, explicando que a região é composta, em sua maioria, por pequenos produtores rurais. O podcast completo está disponível no canal @toptvsc, no YouTube.

Sobre as oficinas

Unibave ministra oficina de manejo de abelhas sem ferrão e participa do Ceditec em OrleansAs oficinas de transferência e multiplicação de abelhas sem ferrão foram realizadas em parceria com a Associação de Meliponicultores do Eixo Sul (AMELSUL), sendo ministradas pelo agrônomo e professor Guilherme Doneda. Durante as atividades, foram abordadas as espécies Mirim Guaçu, Bugia, Mandaçaia e Jataí, além de técnicas relacionadas à produção de hidromel, atrativo e extrato de própolis, bálsamo com cera, própolis e ervas medicinais, vela repelente e verniz ecológico.

Colaboração: Antônio Rozeng/ Unibave

 

- Anúncio -
-Anúncio-