28 julho 2021 - 11:54

Unibave inicia restauro do Pórtico do Centenário de Orleans

Técnicos do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) iniciaram nesta sexta-feira (18/05), os trabalhos de restauro do pórtico do Centenário, localizado na entrada principal do município de Orleans. Os trabalhos estão sendo feitos mediante contrato com a prefeitura de Orleans.

Conforme o conservador e restaurador da instituição, Idemar Ghizzo, o pórtico necessita de intervenções para consolidação de partes em desprendimentos. “Será necessário a neutralização das oxidações dos metais aparentes, estuques, remoção de toda a sujidade aderida, preparação da base e pintura final conforme as cores e tipologia de tinta existentes”, explica o técnico.

Segundo a diretora do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, Valdirene Böger Dorigon, que integra a equipe de restauro do pórtico, o resultado esperado após a intervenção é a entrega do monumento estabilizado. “Vamos fazer a entrega mantendo suas características originais, contribuindo para a melhoria de sua estética e sua conservação”, relata. Segundo Valdirene, o trabalho possibilitará que os munícipes e os visitantes, possam apreciar da melhor forma este bem cultural. Ela ainda garante, que cuidados com a segurança dos técnicos que trabalham no local foram tomados. “Foram feitos pontos de ancoragem”, afirma.

O Pórtico

O Pórtico do Centenário de Colonização de Orleans, é um monumento com painéis produzidos em alto relevo, que representam cenas históricas, da colonização do município e de sua economia. Como a passagem da estrada de ferro e criação do município em homenagem ao centenário da cidade. A obra foi iniciada em 1984 e inaugurada em 30 de agosto de 1987. O projeto é de José Paulo Angulski, Paulo Afonso Dalsasso, Luiz Carminati e José Fernandes (Zé Diabo).

Fonte: Ascom/Unibave

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-