3 março 2024 - 9:47

Unibave inaugura Espaço de capacitação para executivos

O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) inaugurou, na noite desta segunda-feira (27/11), o Espaço Executivo, localizado no bloco F, sala 2. O projeto é de iniciativa do curso de Administração com o objetivo de ser um espaço para qualificar e integrar os empresários da região, tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), prefeitura de Orleans e mais um reforço com recursos próprios da Instituição.

O reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, disse que espera que esse novo ambiente seja um divisor de águas para toda a região. “Ele vai trazer mais conhecimento para os nossos empresários, mesmo aqueles que não têm formação na área de Administração”, afirmou o reitor. Segundo ele, a Instituição está aberta para receber a todos. “Será uma sala muito especial para a nossa Instituição, que vem para colaborar com o desenvolvimento da nossa região”, assegurou.

O espaço já vem oferecendo o curso ADMEX 5.0, Administração para Executivos 5.0, que envolve as cinco áreas principais de gestão dentro de um negócio. O pró-reitor de Administração e Inovação, Dimas Ailton Rocha, explicou que o curso foi focado num produto diferenciado para qualificar e também promover o relacionamento. “Aqui é um ambiente para troca de ideias e relacionamento para criar essa cooperação com as empresas da região. A Instituição precisa ir para dentro das empresas e vice e versa. A ideia aqui é relacionamento”, declarou Dimas aos presentes.

Estiveram presentes no momento da cerimônia de inauguração empresários e representantes de classes empresariais, como Associação Empresarial de Orleans (ACIO) e de Urussanga, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Ludgero e o presidente do Rotary Club de Braço do Norte.

O projeto

O projeto surgiu em 2021, e ainda, no mesmo ano, foi encaminhado à Fapesc e contemplado com R$ 100mil. O projeto foi executado ao longo de 2022 e 2023, e ainda contou com reforço de mais de R$ 40mil da prefeitura de Orleans, que contribuiu por meio do convênio que incluiu a Incubadora Inventa. O Unibave ainda aportou recursos próprios para conclusão do espaço e, neste ano, já recebeu um curso piloto aplicado junto aos gestores da própria Instituição.

“Coloquei numa reunião para a gente pensar em alguma estratégia para ter um outro produto dentro do Unibave. E aí o professor Flávio Schlickman veio com uma ideia de nós montarmos um curso para formar, fortalecer, qualificar os empresários aqui da nossa região”, relata o professor do curso de Administração do Unibave, Rovânio Bussolo.

Ainda em 2023, foi ofertada a primeira turma de Aperfeiçoamento em Gestão, que passou a ser chamada de ADMEX 5.0. “Depois do curso piloto, a gente fez alguns alinhamentos para ofertar aos empresários. Concluída em meados de outubro, a turma contou com 17 empresários que finalizaram o curso e, neste momento, estão fazendo mentoria” explicou o professor Rovânio.

Sobre o ADMEX 5.0

O ADMEX 5.0, ou Administração para Executivos, é uma capacitação que envolve cinco áreas de conhecimento: gestão de pessoas; gestão do composto mercadológico; gestão operacional; gestão de tecnologia da informação; gestão financeira; e ainda um conteúdo de fechamento em gestão estratégica.

Segundo o professor Rovânio, o treinamento vai melhorar a capacitação dos empresários e executivos, melhorando as decisões que eles têm que tomar frente aos negócios. “O espaço também será utilizado pelos cursos de pós-graduação para que tenhamos um espaço diferenciado aos alunos que vêm estudar com a gente”, garante o professor.

O público-alvo são microempreendedores individuais, empresários e executivos vinculados a microempresas e empresas de pequeno porte. Além da gestão, a capacitação fomenta prática inovadora, que pode gerar possibilidades de projetos para serem incubados na Inventa, do Unibave.

Colaboração: Antonio Rozeng/Unibave

 

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-