O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) assinou nesta tarde de sexta-feira (01/07) o termo de fomento no valor de R$ 200 mil com a prefeitura de Orleans. O valor será investido no Laboratório Didático de Enfermagem, possibilitando a aquisição de novos equipamentos, maior infraestrutura para os cursos de Enfermagem e técnico em Enfermagem, beneficiando diretamente cerca de 150 alunos.
Conforme o coordenador de Enfermagem, Lucas Corrêa Preis, hoje os cursos já dispõem de um laboratório didático para as aulas práticas, mas a renovação dos equipamentos é algo que deve ocorrer constantemente pelo desgaste do uso. “Um laboratório didático bem equipado no contexto da formação acadêmica exige investimentos constantes, visando acompanhar os processos de inovação que permeiam o cuidado de um paciente, assim como as tecnologias lançadas continuamente e incorporadas ao mundo do trabalho”, analisou Lucas.
O prefeito de Orleans, Jorge Koch, comentou que nestes 6 anos e meio à frente do executivo municipal sempre manteve uma estreita parceria com a Unibave. “Entendemos que a tríplice hélice, poder público, iniciativa privada e a Universidade, caminham juntos para o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade”, disse o prefeito.
O recurso permitirá a aquisição de novos manequins para simulação de procedimentos de enfermagem e outros equipamentos para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos do curso. O reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, comentou que os investimentos beneficiam não só os acadêmicos de enfermagem, mas todos os alunos da área da saúde. “São novos equipamentos, modernos, onde os alunos poderão praticar durante a formação”, afirmou o reitor.
No futuro, a intenção é utilizar o laboratório também para capacitação da comunidade externa, por meio da realização de cursos de extensão como, primeiros socorros, de gestantes, cuidados com a amamentação e cuidados com feridas.
Fonte: Ascom/Unibave