19 abril 2024 - 9:59
- Anúncio -

Turma da primeira fase de Pedagogia participa de oficina sobre Educação e Patrimônio

A turma da primeira fase do curso de Pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) participou, nesta segunda-feira (21/03), da Oficina de Educação Patrimonial, ministrada pela museóloga Valdirene Böger Dorigon. A oficina faz parte do projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc/SC 2021, executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Os acadêmicos tiveram atividade dívida em dois momentos. Em um primeiro momento, em sala de aula, haverá uma introdução teórica, tratando do patrimônio cultural e, em um segundo momento, a visita ao monumento Conde D’Eu. “Tratamos dos tipos de patrimônio, as formas de proteção, a importância da preservação, exemplos de patrimônios culturais do município de Orleans e a utilização da educação patrimonial”, explicou Valdirene.

A oficina foi realizada na disciplina de Filosofia da Educação, com Jeferson Luis de Azeredo. Durante a visita “in loco”, foi desenvolvida uma atividade de observação, com exercícios de percepção visual. Conforme Valdirene, o objetivo é identificar o objeto, sua função e significado. No local da visita, os participantes realizaram desenhos, que serão expostos nas instituições dos participantes.

Uma das participantes da oficina, a acadêmica Eduarda Arent, de 19 anos, moradora de São Ludgero, comentou que muitas vezes passou pelo local e não havia percebido a estátua. “Foi interessante a atividade, e conhecer um pouco mais do que é patrimônio e sobre patrimônio de Orleans”, comentou.

Já acadêmica Francinete Aviz Borges, de 45 anos, afirma que é sempre bom conhecer a cultura. Ela, que é natural do Pará, mora em Orleans desde 2013 e, desde que chegou, sempre buscou conhecer a cultura da região. “É sempre importante conhecer a cultura da cidade para que não se perca”, declarou.

Oficina

O projeto de Oficina de Educação Patrimonial será aplicado, ao todo, em seis oficinas, duas turmas do ensino fundamental, duas turmas do ensino médio, uma do ensino superior e uma da educação de jovens e adultos. Além do Curso de Pedagogia do Unibave, a Escola de Educação Básica Cônego Santos Sprícigo, a Escola de Educação Básica Toneza Cascaes e o EJA-Educação de Jovens e adultos, estão participando do projeto. Os estudantes estão visitando o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, Esculturas do Paredão, Praça Celso Ramos e Monumento Conde D’Eu.

Unibave

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-