21 maio 2024 - 3:35
- Anúncio -

Tubarão confirma quatro casos de Dengue; dois são autóctones

A Fundação Municipal de Saúde confirmou no final da tarde desta quarta-feira, dia 29, quatro casos de dengue na cidade, sendo dois destes autóctones, ou seja, cuja transmissão acontece dentro do município. A situação no estado, e em Tubarão não é diferente, piora a cada dia, e, agora, a cidade entra na relação daquelas com transmissão interna.

Até o momento, Tubarão apresenta 53 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, sendo 31 em Oficinas, 10 na Vila Esperança, quatro no Morrotes, três no Centro, dois no Dehon, e um caso cada no Humaitá, São Cristóvão e São João Margem Direita.

Em relação à dengue, em especial, fique atento aos sintomas, como por exemplo, febre alta e persistente, acompanhada de enjoos e vômitos, dor de cabeça constante, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, cansaço excessivo e dor nas articulações. Se este for o caso, procure um médico imediatamente.

Importante e fundamental, também, é a prevenção e o combate ao mosquito. Portanto, não deixe recipientes que possam acumular água a céu aberto, como latas, baldes, vasos de plantas, potes, pneus, caixas d’água destampadas, e outros do gênero. Da mesma forma, mantenha quintais, pátios, jardins e outros espaços limpos. Outra forma eficaz é o uso de repelentes durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês e pessoas acamadas.

Caso você encontre um foco, denuncie a situação para a Ouvidoria Municipal, através do telefone (48) 3621-9051, do WhatsApp (48) 98419-7361 ou pelo e-mail ouvidoria@tubarao.sc.gov.br. Você pode realizar a denúncia, ainda, de forma presencial, diretamente pelo Facilita Tubarão, localizado à Rua Teresa Cristina, 236, em Oficinas, cujo horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, sem fechar ao meio-dia.

Colaboração: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Tubarão

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-