28 março 2024 - 4:11
- Anúncio -

Testes rápidos para sintomáticos iniciam na segunda em Braço do Norte

Inicia na segunda-feira, 04 de maio, a realização dos testes rápidos para detectar o Covid-19 no Centro de Triagem de Braço do Norte.
Diante da falta dos kits e após três tentativas de compra que acabaram não se concretizando, o Município encontrou uma alternativa: adquirir através dos laboratórios particulares de Braço do Norte. Cada teste custará R$ 200.
De acordo com o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, a aquisição através dos laboratórios do município foi a maneira mais viável. “Celebramos contrato, tudo com muita transparência e com o rigor jurídico que a ocasião pede. Além de comprar aqui em Braço do Norte, fazendo com que o dinheiro circule dentro do nosso município”, comentou.

Testes serão realizados no Centro de Triagem

A partir de segunda-feira, 4, os testes adquiridos pelo Município serão realizados pela equipe médica do Centro de Triagem de Braço do Norte, localizado no ESF São Francisco de Assis, no Bairro São Francisco de Assis. O Hospital Santa Teresinha (HST) permanece fazendo as coletas que serão enviadas para testagem no Laboratório Central do Governo do Estado de Santa Catarina (Lacen) e os laboratório particulares também continuarão realizando os exames.
Conforme o secretário de Saúde, Sérgio Fernando Domingos Arent, para a realização dos testes no Centro de Triagem, a Secretaria de Saúde emitiu a Nota Técnica nº 12/2020, assinada pelo diretor técnico médico da Secretaria Municipal de Saúde, médico João Eugênio Henrique Hedeimann e Silva, com as orientações para o uso dos testes rápidos.
Os testes rápidos serão aplicados em profissionais da saúde ativos (serviços assistenciais e de gestão) sintomáticos, profissionais de segurança pública sintomáticos, idosos sintomáticos, pessoas sintomáticas e pessoas sintomáticas com resultado negativo do Lacen.
De acordo com o secretário, todos os testados deverão ser coletados a partir do oitavo dia de início dos sintomas. “Infelizmente, não será possível fazer a testagem em toda a população, mas o Município optou por seguir os protocolos do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é bastante abrangente. Nossas equipes estão treinadas para atender a todos”, ressaltou Sérgio.
O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, lembrou da importância de manter a prevenção. “Não podemos desapegar dos hábitos de prevenção. Precisamos continuar usando máscaras, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento. Precisamos nos prevenir sempre”, encerrou.

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-