13 junho 2024 - 2:16
- Anúncio -

Temporal já deixa 32 mortos e 60 desaparecidos no Rio Grande do Sul

O estado do Rio Grande do Sul (RS) está em um nível alarmante, sendo registrado até o momento, a morte de 32 pessoas devido ás fortes chuvas que atingem as localidades gaúchas nos últimos dias. Conforme apurado, há 60 pessoas desaparecidas. Segundo o governador Eduardo Leite (PSDB), a tendência é que os números devem subir.

“Com a mais profunda dor no coração, eu sei dizer que será ainda mais que isso, porque não estamos conseguindo acessar determinadas localidades”, disse.

De acordo com informações divulgadas, o total de pessoas em abrigos é de 4.645, além de 10.242 desalojados. A soma de municípios afetados chegou a 154. O governador de RS pediu que as pessoas levem a sério as recomendações de evacuação de áreas atingidas. “Estamos em uma situação absurdamente excepcional”.

Mais de 328 mil pontos estão sem energia elétrica no estado e 541,5 mil clientes estão sem abastecimento de água. 494 escolas estão afetadas em todo território gaúcho, algumas danificadas, outras servindo de abrigo, com problemas de transporte ou com complicações de acesso.

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou que, no momento, são 139 trechos em 60 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes.

Boletim das 9h de sexta-feira (3/5)

  • Municípios afetados: 235
  • Pessoas em abrigos: 7.165
  • Desalojados: 17.087
  • Afetados: 351.639
  • Feridos: 56
  • Desaparecidos: 74
  • Óbitos: 31
    Canela (2)
    Candelária (1)
    Caxias do Sul (1)
    Bento Gonçalves (1)
    Boa Vista do Sul (2)
    Paverama (2)
    Pantano Grande (1)
    Putinga (1)
    Gramado (4)
    Itaara (1)
    Encantado (1)
    Salvador do Sul (2)
    Serafina Corrêa (2)
    Segredo (1)
    Santa Maria (2)
    Santa Cruz do Sul (2)
    São João do Polêsine (1)
    Silveira Martins (1)
    Vera Cruz (1)
    Taquara (2)

Alertas

Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.

Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.

Chuva permanece

As chuvas devem continuar até sábado, dia 4, nas regiões noroeste, norte, região central e vales, com previsão de 200 milímetros. Por causa do ineditismo da enchente, a orientação é que os moradores dos locais atingidos se afastem das áreas e também de regiões onde ocorreram enchentes recentes.

*Com informações da Agência Brasil e Secom do Rio Grande do Sul 

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<