29 fevereiro 2024 - 4:43

Siderópolis terá ações de combate a Dengue

O Governo de Siderópolis, por meio da Secretaria de Saúde, realizará uma coleta de pneus na rodoviária, no dia 28 de novembro, das 8h ao meio-dia. Além disso, no dia 26 uma ação será feita em frente ao Paço Municipal. As ações fazem parte da campanha de combate à dengue.

“Estamos vivendo um momento de alerta em relação à dengue; o maior número de óbito pela doença em Santa Catarina. A Saúde tem a responsabilidade de alertar e promover a prevenção, mas a colaboração é que faz a diferença, precisamos do cuidado de cada um em suas residências e empresas”, afirmou a secretária de Saúde Janaina Bertan Warmling.

Dengue

É uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada. Os sintomas da dengue são: febre, cefaléia, mialgias, artralgias, dor retro-orbital. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.

Pessoas que estiveram, nos últimos 14 dias, numa cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentarem os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para avaliação.

* Com informações da Dive.

Jessica Rosso – Comunicação Prefeitura de Siderópolis

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-