28 março 2024 - 1:13
- Anúncio -

Siderópolis engajada no Outubro Rosa

Unidades de Saúde atenderão em horário estendido, até às 19 horas, em duas datas neste mês

O município de Siderópolis está engajado no movimento Outubro Rosa. A ação mundial tem como objetivo conscientizar e alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. No Brasil, a doença aparece como a primeira causa de morte por câncer entre mulheres e o diagnóstico precoce aumenta consideravelmente a possibilidade de cura.

Para permitir maior acesso à prevenção ao câncer, as cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município atenderão em horário estendido, até às 19 horas, em duas datas neste mês de outubro, exclusivamente para realizar o agendamento de mamografias e os exames preventivos de colo do útero. Na próxima terça-feira, dia 13, e no dia 27 de outubro, a UBS Dr. Gyrão permanecerá aberta em horário especial. As outras quatro UBSs do município terão horário ampliado nos dias 14 e 28 de outubro.

“O horário estendido foi feito pensando nas mulheres que não conseguem ir até o posto durante o seu horário de trabalho. A prevenção é muito importante e este ano está sendo atípico, em razão da pandemia. Então, não vamos organizar as tradicionais palestras com orientações sobre a saúde da mulher, para evitar a aglomeração de pessoas. Vamos focar nas mamografias e na realização dos exames preventivos de colo de útero.”, informa a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Siderópolis, Aline Brogni Vieira.

Segundo o Ministério da Saúde, a mamografia é indicada para mulheres acima de 50 anos e o exame de colo de útero após os 25 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), somente neste ano de 2020, foram diagnosticados 66.280 casos de câncer de mama, 20.470 de câncer de cólon e reto, e 16.710 de colo do útero, sendo os três primeiros na lista de incidência entre as mulheres.

Fonte: Diretoria de Comunicação – Prefeitura de Siderópolis

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-