23 fevereiro 2024 - 2:28

Sicredi e Cerbranorte unem forças e provam o valor da intercooperação

 Através do Fundo Social, o Sicredi ajuda na captação de recursos para projetos, a exemplo do ‘Revitalizando Energias’. Os bancos e lixeiras serão entregues a partir desta sexta-feira,4.

A parceria entre a Cerbranorte e o Sicredi no ‘Revitalizando Energias’ se dá através do princípio do cooperativismo, a intercooperação. Graças a ele, foram definidas as sete instituições e grupos beneficiados pela segunda edição do projeto, que transforma bobinas e cruzetas da rede, sem utilidade para a cooperativa, em novos bancos e lixeiras de madeira. Para o gerente do Sicredi, André Azevedo, essa união é uma dádiva. “Quando as cooperativas trabalham em conjunto, todo o movimento e modelo cooperativista ganha e, consequentemente, as comunidades também”, observa. Os bancos e lixeiras ficaram prontos e serão entregues a partir desta sexta-feira, 4.

Revitalizando energias: como começou

A ideia para o projeto Revitalizando Energias surgiu há 5 anos, dos próprios colaboradores da Cerbranorte que se uniram visando uma ação de sustentabilidade. Inicialmente, os materiais – bancos e lixeiras – eram confeccionados pelos colaboradores, mas devido à necessidade de adequações internas, a produção precisou ser interrompida, momento que foi buscado o Fundo Social do Sicredi para ser parceiro e custear parte do projeto. As instituições e grupos interessados em receber os kits submetem ofícios que são avaliados para aprovação.

Como a Cerbranorte e Sicredi se conectaram

Em 2021, o Sicredi comunicou à comunidade associada sobre a abertura das inscrições para o Fundo Social da Sicredi Sul SC. As equipes da Cerbranorte souberam e realizaram a inscrição do projeto Revitalizando Energias para captação de recursos. “Após a Cerbranorte cadastrar o seu projeto no Fundo Social do Sicredi, ele passou por algumas alçadas de aprovação”, explica André. Quando um projeto é aprovado, o Sicredi disponibiliza o valor total ou parcial para execução do projeto, respeitando valores máximos e mínimos, conforme regulamento do fundo social da Instituição.

Assim ocorreu em 2021: depois de aprovado, o Sicredi entrou com cerca de 50% da mão de obra e os bancos e lixeiras produzidas foram entregues às creches, escolas e praças cujos cadastros já haviam sido realizados anteriormente. Os outros cerca de 50% da mão de obra e todos os materiais ficaram por conta da Cerbranorte. Em 2022, essa parceria ocorreu de novo, com cerca de dez kits produzidos e entregues.

Fundo social: um benefício ao seu alcance

Sicredi é uma Instituição Financeira diferente: como cooperativa, é feita por pessoas e para as pessoas e reconhece o valor de projetos como o Revitalizando Energias. “Sabemos que esses nossos associados possuem iniciativas fantásticas e transformação de realidades sociais nas comunidades onde atuam”. O Fundo Social existe para isso: para que parte do resultado gerado pelos associados seja revertido diretamente em prol de boas iniciativas que transformem e façam as comunidades serem mais prósperas.

Outras pessoas, grupos ou instituições podem tentar captar recursos para projetos junto ao Sicredi, desde que atendam aos requisitos do regulamento do fundo social. Em 2023 novas inscrições serão abertas e um novo regulamento será divulgado pelo Sicredi. Mais informações podem ser consultadas no número (48) 3651-1150, diretamente na Agência Sicredi Braço do Norte ou através do site sicredi.com.br/sulsc.

Fonte: Cerbranorte

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-