15 julho 2024 - 8:10
- Anúncio -

Setembro Amarelo: Caps de Siderópolis realiza ações de valorização a vida

Em alusão a Campanha do Setembro Amarelo a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) está desenvolvendo um cronograma de atividades voltados ao tema “Valorização a Vida” e combate ao suicídio. Até o momento nove visitas foram realizadas em unidades de saúde, escolas e empresas, e outras quatro já estão agendadas.

Com orientações e propagação da informação para o maior público possível, a equipe do Caps está realizando palestras e rodas de conversa sobre o tema, com o objetivo de informar as pessoas sobre os serviços de saúde mental disponíveis no município e o seu funcionamento.

A secretária de saúde de Siderópolis, Janaina Bertan Warmling, diz que os tabus precisam ser quebrados com relação à saúde mental e dar espaços para falar do assunto. “Cuidar da saúde mental deve ser um hábito comum das pessoas, como qualquer outra parte do corpo. Sem esquecer de despertar o cuidado mútuo com os que nos cercam. É isso que tentamos levar às escolas, empresas e trabalhadores”, comentou a secretária.

Atualmente Siderópolis conta com atendimento de psicoterapia e psiquiatria na Policlínica São Lucas para pacientes com indicação de acompanhamento ambulatorial. E com atendimento na Unidade do CAPS I para pacientes com quadros mais graves e indicação de acompanhamento multidisciplinar.

A coordenadora do Caps de Siderópolis, a enfermeira Renata Fabri de Bona, reforça a importância da informação que reflete na preservação. “Prevenir é tão essencial quanto o tratar. A disseminação da informação responsável estimula o indivíduo a desenvolver um olhar mais amplo e com menos tabus quando o assunto é saúde mental e suicídio”, comentou.

Colaboração: Antonio Rozeng –  Comunicação Prefeitura de Siderópolis
spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<