18 setembro 2021 - 8:05

Secretário de Orleans é eleito coordenador da CIR Carbonífera

O secretário de saúde do município de Orleans, Murilo Debiasi Ferrareis, foi eleito coordenador da Comissão Intergestores Regional de Saúde (CIR CARBONIFERA), nesta quinta-feira (04/02). Ele vai substituir o secretario de Criciúma, Acélio Casagrande que ocupava o cargo interinamente no início deste ano. A vice-coordenação ficou com a secretaria de Morro da Fumaça, Marijane Felippe, e como secretaria do Comissão, a representante de Siderópolis, Janaina Bertan Warmling.
Durante a reunião o município de Criciúma fez apresentação do Centro de Reabilitação, obra realizada para o tratamento de recuperação das sequelas da COVID-19, antiga Casa de Saúde Rio Maina. A proposta apresentada foi com o intuído de regionalizar o serviço e fazer rateio das despesas.
“Nós mostramos o quanto esse espaço foi importante para ajudar muitos moradores de Criciúma a se recuperarem das sequelas da Covid-19 e ter de volta uma qualidade de vida. Agora, os municípios vão discutir e decidir se aderem ou não à iniciativa de regionalização”, explicou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.
Durante o encontro, a equipe da Secretaria de Saúde de Criciúma também apresentou os resultados significativos e dados do projeto, que já funciona há aproximadamente quatro meses e já atendeu ao menos 225 pacientes. “Notamos uma melhora em mais de 90% dos atendidos em sete domínios avaliados: capacidade funcional, limitação por aspecto físico, dor, estado geral de saúde, vitalidade, aspectos sociais e saúde mental”, informou médico e coordenador do Centro de Reabilitação, Luiz Carlos Fontana.

Case de sucesso

O projeto se tornou referência em Santa Catarina e no Brasil, por ser o primeiro a prestar atendimento pós-covid integralmente pelo SUS e por sua estrutura. No final do ano passado, foi apresentado ao Ministério da Saúde e também para o secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro.

Depois assuntos

Outro assunto abordado foi apresentação dos Planos de Trabalho para 2021 dos hospitais de Urussanga e de Orleans; o Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMREC (CISAMREC) apresentou o resumo da produção de 2020.

Os secretários de saúde se reúnem ordinariamente toda primeira quinta-feira do mês, e a reunião desta semana foi a segunda do ano de 2021.

Fonte: Ascom/Amrec

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-