28 fevereiro 2024 - 10:25

Secretaria de Saúde de Cocal do Sul intensifica ações de prevenção com a chegada do Carnaval

Com a chegada da data festiva, aumenta o alerta sobre os cuidados com as Infecções Sexualmente Transmissíveis

O próximo fim de semana, além de segunda e terça-feira, têm em comum a chegada do Carnaval, e por isso a Secretaria de Saúde de Cocal do Sul preparou uma série de ações de conscientização.

Além dos famosos blocos, festas e escolas de samba, o Carnaval também chega com as campanhas de cuidados com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), cujo método principal de prevenção é o uso da camisinha.

Algumas ISTs conhecidas são HIV, Sífilis, Herpes Genital, Hepatite e HPV, que podem ser evitadas, mas também têm tratamento disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Vale lembrar que os preservativos são oferecidos gratuitamente em todas as unidades de saúde do município.

Ao longo desta semana, algumas empresas procuraram a Vigilância Epidemiológica do município para retirarem preservativos para ações com seus respectivos funcionários.  Um dos empresários que aderiu à campanha com os funcionários, distribuindo preservativos e também orientando, ressalta que a ação de prevenção foi realizada pela Comissão Interna de Prevenção De Acidente (CIPA), com o objetivo de aproveitar o Carnaval com saúde e segurança.

Confira as recomendações

Se beber não dirija;

Use camisinha;

Use protetor solar;

Hidrate-se;

Descanse;

Prefira alimentos leves;

Cuidado com o que ingerir;

Divirta-se.

Colaboração: Amanda Farias – Gerência de Transparência | Prefeitura de Cocal do Sul

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-