18 abril 2024 - 4:08
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Secretaria de Fazenda assina termo de cooperação com Instituto Ânima

A secretaria de Fazenda, que é Núcleo de Educação Financeira da CVM para o território catarinense, formalizou a assinatura do termo de cooperação técnica para o Itinerário Formativo em Educação Financeira para o novo ensino médio.

A secretaria de Estado da Educação (SED), o Instituto Ânima Educação, por intermédio da UniSul e do Núcleo de Educação Financeira, firmaram uma parceria para a qualificação do Itinerário Formativo de Educação Financeira do Novo Ensino Médio (NEM) de Santa Catarina. A assinatura do termo de cooperação técnica ocorreu na última semana, na sede da secretaria, em Florianópolis.

A parceria prevê que as instituições elaborem de maneira conjunta materiais didáticos para a formação continuada dos professores da rede estadual de ensino em Educação Financeira. Além de ser um dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio, a temática é trabalhada na macroárea de Educação Financeira, Fiscal e Trabalho dos temas contemporâneos transversais da educação básica.

“A possibilidade da oferta do Itinerário Formativo em Educação Financeira desperta habilidades e saberes, que são desconhecidos pela juventude, gerando autonomia para a escolha de seu próprio caminho, e quem sabe abrindo novos horizontes para um futuro diferente para a realidade familiar daquele aluno”, pontua o secretário de Fazenda Raphael Bianchini.

Tubarão aceitou ser signatário deste acordo para motivar os demais municípios catarinenses, vislumbrando que o acordo de cooperação efetivará, a partir do segundo semestre de 2022, a estruturação de materiais de apoio ao Componente Curricular Eletivo (CCE) em Educação Financeira, que hoje já é ofertado semestralmente a 284 turmas do Ensino Médio em Santa Catarina, e com a proposta de atenção para o Ensino Fundamental, onde o Núcleo de Educação Financeira prevê, ainda, em parceria com o Ânima, estudos para a elaboração de materiais didáticos e de formação para os estudantes e professores do Ensino Fundamental, em um projeto-piloto para o estado, com as prefeituras de Blumenau e Tubarão. “Isto é um diferencial, que assegura o desdobramento da BNCC na sala de aula”, comemora o prefeito Joares Ponticelli.

No fechamento de cada ciclo letivo o termo prevê a realização de uma Avaliação de Impacto, para mensurar as ações pedagógicas da mediação do ensino/aprendizagem entre professores e estudantes na temática.

“Essa parceria estratégica busca qualificar o trabalho dos nossos professores do Ensino Médio a respeito da Educação Financeira, um tema importante, contemporâneo e transdisciplinar que compõe a BNCC”, afirma secretária-adjunta da SED, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra.

A diretora executiva do Instituto Ânima, Daniele Cesar Paz, explica que a instituição fundou o primeiro laboratório de inovação de políticas educacionais do país, voltado para soluções e programas dentro da nova base curricular para atender em três núcleos: educação financeira, educação digital e núcleo de projeto de vida. “Esses programas são orientados para desenho de um currículo ou de componentes curriculares eletivos ou regulares, dentro dos estados e municípios que têm parceria com o Instituto Ânima. Um dos parceiros é o estado de Santa Catarina, com quem vamos estruturar uma ementa curricular sob a qual estará o desenho da formação de professores, de planos de aulas dessa eletiva na sala de aula das escolas de Santa Catarina”, completou.

O reitor da UniSul, professor Mauri Luiz Herdt, enfatiza que a temática educação financeira está cada vez mais presente na vida das pessoas e que é preciso que elas saibam como lidar com as finanças no dia a dia. “Por muito tempo nós relegamos essa temática a uma opção individual das pessoas. Hoje em dia sentimos a importância da necessidade de as pessoas, por exemplo, planejarem seu orçamento e de fazer melhores aquisições, ou seja, lidar com uma temática tão necessária do dia a dia e que até então não tínhamos nas escolas. A UniSul, enquanto universidade integrante do ecossistema Ânima, junto com o Instituto e a secretaria de Educação, pretendem ajudar na formação dos professores do Estado, como colaboradora desse processo”, avalia.

Na visão da diretora de Ensino da SED, Letícia Vieira, a escola deve ser um ambiente que proporcione o desenvolvimento de capacidades para que os estudantes administrem sua vida em sociedade, de maneira a aprender a fazer escolhas, a descobrir formas de realização de suas metas e projetos de vida. “A Educação Financeira surge para compor esse cenário, dialogando com diversas disciplinas do Ensino Médio”.

Para o presidente do Conselho Estadual de Educação, Osvaldir Ramos, todo tipo de formação docente é necessária e urgente: “Para nós do conselho é muito importante estar aqui referendando essa parceria, pois a Educação Financeira dos jovens terá impacto direto nas suas famílias”.

Rogério Loureiro, diretor da Regional Sul da Ânima, o aporte que a Ânima Educação está fazendo no Estado. “A Ânima veio para cá há poucos anos com a intenção de trazer tudo que a instituição pode trazer de bom para o estado e hoje, aqui, temos um exemplo disso. Estamos assinando uma parceria entre o Instituto Ânima, o braço social do grupo; a UniSul, com a sua experiência acadêmica; e a Secretaria de Educação que irá executar o projeto, viabilizando aos professores o curso de educação financeira”.

No ato da assinatura estavam presentes: Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, secretária de estado da Educação adjunta; Osvaldir Ramos, presidente do CEE/SC; Letícia Vieira, Diretora de Ensino da SED/SC; Daniele Cesar Paz, Diretora Executiva do Instituto Ânima; Rogério Loureiro, Diretor da Regional Sul da Ânima; Mauri Luiz Heerdt, reitor da Unisul; Joares Carlos Ponticelli, prefeito de Tubarão, cidade sede do Núcleo de Educação Financeira e Fiscal da CVM / MEC para SC; Raphael Bianchini, secretário Municipal de Fazenda de Tubarão, secretaria responsável pela articulação do Núcleo de Educação Financeira e Fiscal para SC e Felipe Felisbino, coordenador do Núcleo de Educação Financeira e Fiscal para SC.

Divulgação PMT

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