28 março 2024 - 6:57

Secretaria da Agricultura entrega sementes de aveia e azevém em Orleans

Como parte do programa Porteira Adentro, ação visa garantir alimentação do gado leiteiro durante o inverno

A Administração Municipal de Orleans por meio da Secretaria da Agricultura realizou na tarde desta terça-feira, 03 de maio, a entrega de sementes de aveia e azevém na propriedade do agricultor familiar Claudiomiro Bianco Loli, 48, na comunidade do Barracão.  A estimativa é que aproximadamente 250 produtores de leite espalhados pelo município recebam os insumos.  A ação faz parte do programa municipal “Porteira Adentro” construído pela prefeitura Municipal em vista da Lei Complementar nº 2.714 de 12 de maio de 2017. O programa visa assegurar o alimento do gado no período do inverno além de estimular o produtor rural no uso da aveia e azevém garantindo a melhoria da pastagem.  Ao todo, serão mais de 300 sacos de aveia e 500 sacos de azevém que serão distribuídos pela região.

Além da silagem essas sementes são algumas das alternativas que os produtores têm para continuar produzindo alimento ao rebanho, ajudando assim, a manter a pastagem em épocas escassas, a exemplo do frio. Com a chegada do inverno as pastagens vão diminuindo e a plantação dessas sementes garantem o sustento do gado. Para o secretário de agricultura, Luiz Cristóvão Crocetta além da procura crescer exponencialmente a cada ano, e esta é uma ajuda ao nosso agricultor, a agricultura familiar. “Anualmente cresce a procura pelas sementes e o agricultor necessita de amparo e nós enquanto órgão público devemos prestar assistência. Vamos continuar atuando junto aos produtores rurais por meio de políticas públicas que garantem o desenvolvimento de suas produções”, afirmou Crocetta.

Vale lembrar que no ano de 2021, a movimentação econômica da bovinicultura de leite girou em R$41.053.700,96 e o valor investido pelo para a distribuição das sementes de aveia e azevém foi de R$74.550,00.

Por Debora Legnani – Chefe de Gabinete | ASCOM

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-