29 fevereiro 2024 - 2:36

Saúde mental: BN inova e inaugura o programa AMENT

A Prefeitura de Braço do Norte, através da Secretaria de Saúde, entregou à população na manhã desta quarta-feira, 16 de novembro, o Programa AMENT – Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental.

O programa, que é promovido com recursos próprios do Município, tem por objetivo ampliar e articular a oferta de atenção integral às pessoas com transtornos mentais moderados e, com isso, desafogar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

O local, que receberá paciente encaminhados das unidades de saúde, leva o nome de Liduina Uliano da Cunha, dona Chida. A homenageada, que faleceu em 2021, e era conhecida na região pelo cultivo de plantas medicinais, preparação de chás, remédios caseiros e por sua dedicação às pessoas e ao catolicismo.

O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, destacou a importância do trabalho de toda a equipe da Secretaria de Saúde e lembrou os avanços da pasta em prol da população. “Hoje temos a Policlínica que funciona das 7 às 22 horas, temos dois médicos em cada unidade, o Melhor em Casa, investimos na construção dos leitos de UTI do Hospital Santa Teresinha, fazemos o A Fila Anda, não é mais necessário que a população fique nas filas de madrugada e tantos outros projetos. Isso aumenta ainda mais a responsabilidade da equipe multiprofissional, que com certeza vai atender com o coração, assim como a dona Chida, nossa homenageada fazia”.

Também participaram do ato o vice-prefeito, Ronaldo Fornazza, os secretários de Saúde, Sérgio Arent e Deysi Mattei, os vereadores Rogério Rohden (Timeca), Allan Lopes Prudêncio, Delamar Kniss, Elton Hdeimann, Maxsselma Fernandes e Reginaldo Demétrio, a coordenadora regional de Saúde, Calinka Matos Gomes, a família da dona Chida, representados por Maristela da Cunha Cardoso, o padre Pedro Paulo das Neves, além das equipes de trabalho da Prefeitura.

O AMENT funcionará na rua Wilson Westphal, Centro, próxima a sede da Secretaria de Saúde. A equipe conta com médico psiquiatra, médico psiquiatra infantojuvenil, psicólogo, psicólogo infantil, enfermeiro, assistente social e neuropediatra.

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-