13 abril 2024 - 4:15

Sapo gigante de 2,7 kg é encontrado em parque na Austrália

Um sapo-cururu gigantesco de 2,7 kg foi encontrado, mas não na beira do rio. O animal estava em uma trilha no Parque Nacional Conway, em Queensland, na Austrália, quando foi visto pela equipe do Departamento de Meio Ambiente e Ciência do local.

As autoridades locais relataram nesta sexta-feira (20) que o anfíbio, que tinha o comprimento de um braço humano, pertencia a uma espécie invasora e foi sacrificado.
“Me abaixei e agarrei o sapo-cururu. Quase não acreditei no quão grande e pesado ele era”, disse a guarda-florestal Kylee Gray, contando como encontrou o anfíbio.
Os sapos-cururu foram levados para Queensland em 1935, para ajudar a controlar uma praga de besouros. A ação teve, no entanto, consequências devastadoras para outras espécies.
“Um sapo-cururu desse tamanho come qualquer coisa que caiba em sua boca, e isso inclui insetos, répteis e pequenos mamíferos”, explicou Gray.
O sapo gigante de 2,7 kg, quase o peso de um bebê recém-nascido, pode quebrar o recorde de exemplar mais pesado já encontrado, informou o Departamento de Meio Ambiente e Ciência de Queensland, em um comunicado.
A instituição descreveu-o como um “monstro” e antecipou que seu corpo empalhado poderá ser levado para um museu da região.

O sapo foi retirado do parque pelos guardas florestais para ser sacrificado. Ele será pesado, da forma correta e estudado e, depois de empalhado, será enviado para o Museu de Queensland.

Vale destacar que, dependendo das medidas exatas do sapo, o animal se tornará um recordista pelo peso. O sapo mais pesado do mundo, The Prince, recebeu o título pelo Guinness World Records, em 1991. O animal media 35 centímetros e pesava 2.65 kg.

QUEENSLAND DEPARTMENT OF ENVIRONMENT AND SCIENCE / AFP

Fonte: G1 Mundo  e *Via R7

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-