Em São Ludgero, na Sala de Vacinas localizada na ESF Margem Esquerda, no sábado, 30 de abril, das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia, acontecerá o Dia D mobilização contra a Gripe e o Sarampo. A Secretaria de Saúde reforça o pedido para os pais/responsáveis ou pessoas com direito de receberem as vacinas, que por algum motivo ainda não foram imunizadas, que aproveitem a oportunidade.
Tem direito as vacinas pessoas que trabalham na área da saúde e crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. No caso das pessoas com 60 anos ou mais é especificamente para a vacina da Gripe.
A responsável pela Sala de Vacinas, Rosi Borba Wernke, reforça a importância de as pessoas estarem em dia com as vacinas. “As vacinas visam proteger as pessoas preventivamente de doenças”, ressalta.
A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.
Já sobre a vacinação contra o Sarampo o Brasil, desde 2018, vem registrando surtos da doença e, desde 2019, voltou a ser endêmico, o que levou a perda do certificado de país livre do Sarampo.
Mais informações na Sala de Vacinas pelo fone 3657 0828.
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber – Assessor de Comunicação