19 maio 2024 - 9:55
- Anúncio -

São Ludgero lança formulário online para cadastro de fêmeas (cadelas e gatas) para castração

om o objetivo de combater a superpopulação de animais abandonados e evitar ninhadas indesejadas, o Município de São Ludgero, por meio da Secretaria da Saúde/Vigilância Epidemiológica, tem oferecido, ao longo dos anos, um programa de castração gratuita para cães e gatos adotados, bem como para pessoas de baixa renda. Recentemente, lançou o formulário online https://forms.gle/fxzki3MHCUDAHJy79 para cadastro exclusivo de animais fêmeas (cadelas e gatas) sem raça definida (SRD).

O lançamento do cadastro online https://forms.gle/fxzki3MHCUDAHJy79 é diante do fato do aumento, preocupante, do número de ninhadas abandonadas. O objetivo desta iniciativa é intensificar as castrações desses animais, uma vez que, com um maior número de fêmeas castradas, haverá uma redução significativa de ninhadas indesejadas e, consequentemente, de animais abandonados nas ruas.

Após realizar o cadastro através do formulário online, os animais serão incluídos em uma lista de espera. Assim que a data para a castração for confirmada, os tutores serão prontamente avisados via whatsapp/telefone, recebendo todas as informações necessárias para o procedimento.

A Chefe de Divisão de Controle de Zoonoses e Bem Estar Animal, Bruna Damian, destaca a importância da conscientização das pessoas em relação às ações preventivas que visam minimizar a quantidade de animais abandonados nas ruas. Ela enfatiza que a castração das cadelas e gatas é a medida mais efetiva para reduzir o abandono e faz um apelo para que os tutores castrem seus animais de estimação, além de notificarem a Vigilância Epidemiológica sobre animais de rua que necessitem de castração. “É fundamental ressaltar que este formulário de cadastro é destinado exclusivamente a residentes de São Ludgero e é voltado apenas para animais fêmeas sem raça definida (SRD). No caso de animais machos ou com raça definida, o cadastro continuará sendo realizado presencialmente, toda terça-feira, na Vigilância Epidemiológica”, lembra Bruna.

Para a Secretária da Saúde, Morgana Rech da Silva, a iniciativa vai ao encontro de uma São Ludgero no futuro com menos animais abandonados, garantindo o bem-estar e a qualidade de vida para todos. “A colaboração da população é essencial para alcançar esse objetivo, mostrando que a responsabilidade e o cuidado com os animais são deveres de todos”, pontua.

Para mais informações ou esclarecimentos sobre o programa de castração, os interessados podem entrar em contato através do telefone/whatsapp (48) 3192-1012.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Assessor de Comunicação de São Ludgero

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-