10 setembro 2024 - 8:26
- Anúncio -

Sacerdote e Teólogo Agenor Brighenti é nomeado pelo Celam como coordenador da Equipe Teológico-Pastoral

Padre Agenor Brighenti é natural da comunidade de Rio Belo, em  Orleans - SC

O teólogo e sacerdote brasileiro Agenor Brighenti foi nomeado pela presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam), como o novo coordenador da Equipe Teológico-Pastoral do Celam no último domingo, 11 de agosto.

Segundo informações publicadas pelo ADN Celam “Ele está sucedendo ao Padre Carlos María Gally, que esteve durante quase quatro anos realizando esse importante trabalho.

O Padre Brighenti, doutor em teologia, assumirá esta responsabilidade para o quadriénio 2024-2028 e terá a missão de animar um exercício sinodal de trabalho teológico no âmbito latino-americano; bem como atender às necessidades que o Celam, as Conferências Episcopais e a comunidade teológica da América Latina e do Caribe lhe confiam com base na sua especialidade”.

Na oportunidade o  Monsenhor Jaime Spengler, presidente do Celam e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dirigiu-se ao Padre Agenor, dando-lhe as boas-vindas a este novo serviço que a Igreja Latino-Americana lhe confia e agradeceu-lhe a disponibilidade demonstrada para assumir esta tarefa em o momento histórico que a humanidade vive, acrescentando que isso exige uma reflexão teológica e pastoral com possibilidade de construir algo novo e é para isso que a Igreja trabalha.

“Portanto, é um privilégio poder participar deste momento histórico. Desejamos que você e a equipe que estará trabalhando com você durante estes anos nos ajudem na reflexão para que a nossa Igreja no continente possa sempre corresponder mais e melhor à sua missão: Ser sal, luz e fermento de transformação…. Bom trabalho e muito obrigado.

Da mesma forma, o arcebispo metropolitano de Porto Alegre referiu-se ao serviço prestado pelo Padre Carlos María Galli “Bom homem … Nossa gratidão por estar à frente da equipe de reflexão teológica do Celam nestes últimos quase cinco anos, obrigado por suas contribuições e ensinamentos ”.

Por sua vez, Monsenhor Lizardo Estrada, secretário geral do Celam, também dirigiu algumas palavras ao Padre Galli, expressando em nome das diretrizes do Celam sua profunda gratidão pela dedicação e vocação de serviço à Instituição, lembrando os diferentes momentos em que esteve presentes com suas contribuições. “Minha gratidão a ele e espero que tudo corra bem daqui para frente, que Deus abençoe sua vida, sua vocação e sua pessoa.”

O bispo auxiliar de Cusco, no Peru, também destacou algumas das principais ações e contribuições que a Equipe Teológico-Pastoral, sob a coordenação do Padre Galli, tem realizado durante o período 2020-2024. Eles são: Apoio no processo de constituição da Conferência Eclesial da Amazônia – Ceama (2020); – Colaborar no processo de renovação e reestruturação da Celam (2021); – Preparação da primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe (2021); – Elaboração e publicação do livro: Rumo a uma Igreja sinodal em saída às periferias (2021); – Apoio na redação do Instrumentum laboris e outros documentos do Sínodo que se realiza em Roma (2021-2024).

Biografia Padre Agenor Brighenti

Padre brasileiro da diocese de Tubarão (Brasil). Doutor em Teologia pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica) e professor emérito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Brasil). É professor do Centro de Formação Cebitepal do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam), com sede em Bogotá (Colômbia). Foi perito da IV Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, realizada em Santo Domingo (República Dominicana), em 1992, e da V Conferência Geral realizada em Aparecida (Brasil), em 2007. Da mesma forma, foi perito da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica (2021).

Atualmente é membro da Equipe de Reflexão Teológico-Pastoral do Celam e coordenador do processo de elaboração do Rito Amazônico para a Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama). É membro especialista da comissão teológica da Secretaria Geral do Sínodo e especialista da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos em sinodalidade. É autor de mais de 200 artigos em revistas nacionais e internacionais e dezenas de livros em diversos idiomas.

Com informações de  Luz Marina Medina  ADN – CELAN 

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<